- 2 de julho de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Mudanças Climáticas Podem Elevar Casos de Malária, diz Estudo
Por meio de um método inovador, compreenda por que as mudanças climáticas podem elevar casos de malária pelo mundo
Pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, desenvolveram um modelo para prever os efeitos das mudanças climáticas na transmissão da malária. A princípio, eles inovaram ao considerar o impacto das chuvas e dos fluxos de água na formação de reservatórios superficiais utilizados pelos mosquitos para se reproduzirem.
Segundo os cientistas, o modelo pode ser empregado para calcular, por exemplo, os meses do ano com maior probabilidade de transmissão da malária. Essas informações, então, são cruciais para prever áreas de risco e para a implementação de estratégias eficazes de combate à doença.
Para Ficar Atento: Mudanças Climáticas podem Elevar Casos de Malária
Os pesquisadores, nesse sentido, enfatizam a importância de estudar os impactos do aumento das temperaturas nos fluxos de água, pois eles assumem um papel crucial no ciclo de transmissão da malária. Isso explica por que a doença é mais prevalente em regiões tropicais.
Por analogia, estudos científicos realizados no Brasil destacam claramente os efeitos das atividades humanas na dinâmica de transmissão da malária na Amazônia. Mudanças na vegetação, bem como o desmatamento, alteram a biodiversidade dos mosquitos envolvidos.
Além disso, as novas condições ecológicas geradas pelas mudanças climáticas podem facilitar que outras espécies também se tornem vetores da doença. Essas descobertas foram publicadas na revista Science.
Incidência Global da Malária
Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que haja mais de 200 milhões de casos de malária anualmente em todo o mundo.
Na África, a maioria dos casos de malária é causada pelo protozoário Plasmodium falciparum. Já no Brasil, o Plasmodium vivax é mais prevalente, embora menos letal. Juntamente com isso, a malária também pode ser transmitida por meio do compartilhamento de agulhas e seringas.
Referência: Portal Olhar Digital.
Siga a SPX nas Redes Sociais!
Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!
Últimas Notícias


Beber Álcool Aumenta Risco de Câncer? Entenda a Relação
Relação desconhecida por tantas pessoas, entenda melhor por que beber álcool aumenta risco de câncer e quais outros riscos dessa prática


Como a Vacinação pode Prevenir Pandemia de Gripe Aviária?
Nova ameaça que preocupa autoridades de saúde, entenda como a vacinação pode prevenir pandemia de gripe aviária


Pesquisa: Novas Moléculas para Tratamento de Osteoporose
Entenda como pode acontecer o fortalecimento ósseo a partir do uso de novas moléculas para tratamento de osteoporose


Brasil Aprova Primeira Insulina Semanal para Tratar Diabetes; Veja!
Desenvolvido pela USP, um novo aplicativo auxilia na recuperação de AVC e contribui para a realização de atividades do dia a dia


Especialistas Alertam sobre Uso de Medicamentos para Dormir
Por vezes, adotar o uso de medicamentos para dormir pode ocasiosar algumas condições que prejudicam a qualidade de vida. Veja!


5 Dicas de Exercícios para Quem Tem Varizes
Sofre com esse problema? Confira algumas dicas de exercícios para quem tem varizes e melhorar a circulação sanguínea!