spx-clinica-spx-imagem-mudancas-climaticas-podem-elevar-casos-de-malaria

Mudanças Climáticas Podem Elevar Casos de Malária, diz Estudo

Por meio de um método inovador, compreenda por que as mudanças climáticas podem elevar casos de malária pelo mundo

 

Pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, desenvolveram um modelo para prever os efeitos das mudanças climáticas na transmissão da malária. A princípio, eles inovaram ao considerar o impacto das chuvas e dos fluxos de água na formação de reservatórios superficiais utilizados pelos mosquitos para se reproduzirem.

Segundo os cientistas, o modelo pode ser empregado para calcular, por exemplo, os meses do ano com maior probabilidade de transmissão da malária. Essas informações, então, são cruciais para prever áreas de risco e para a implementação de estratégias eficazes de combate à doença.

Para Ficar Atento: Mudanças Climáticas podem Elevar Casos de Malária

spx-clinica-spx-imagem-como-mudancas-climaticas-podem-elevar-casos-de-malaria

Os pesquisadores, nesse sentido, enfatizam a importância de estudar os impactos do aumento das temperaturas nos fluxos de água, pois eles assumem um papel crucial no ciclo de transmissão da malária. Isso explica por que a doença é mais prevalente em regiões tropicais.

Por analogia, estudos científicos realizados no Brasil destacam claramente os efeitos das atividades humanas na dinâmica de transmissão da malária na Amazônia. Mudanças na vegetação, bem como o desmatamento, alteram a biodiversidade dos mosquitos envolvidos.

Além disso, as novas condições ecológicas geradas pelas mudanças climáticas podem facilitar que outras espécies também se tornem vetores da doença. Essas descobertas foram publicadas na revista Science.

Incidência Global da Malária

Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que haja mais de 200 milhões de casos de malária anualmente em todo o mundo.

Na África, a maioria dos casos de malária é causada pelo protozoário Plasmodium falciparum. Já no Brasil, o Plasmodium vivax é mais prevalente, embora menos letal. Juntamente com isso, a malária também pode ser transmitida por meio do compartilhamento de agulhas e seringas.

Referência: Portal Olhar Digital.

Siga a SPX nas Redes Sociais!

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Últimas Notícias

1