- 15 de outubro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Inteligência Artificial: Nova Droga pode Recuperar a Imunidade?
Apresentada durante um evento, uma nova droga pode recuperar a imunidade e promover um melhor envelhecimento!
A 11ª edição do Aging Research Drug Discovery (ARDD 2024), que ocorreu no final de agosto de 2024, trouxe um ambiente vibrante e festivo. Em síntese, o evento reuniu os principais cientistas que se dedicam ao estudo do envelhecimento.
O clima animado foi amplificado pela apresentação de Joshua “Scotch” McClure, CEO e cofundador da Maxwell Biosciences. Durante sua fala, então, ele gerou grande expectativa na plateia ao revelar que uma droga desenvolvida por inteligência artificial tem o potencial de restaurar o sistema imunológico.
Como Essa Descoberta se Consolidou?

A princípio, a tese de sua pesquisa gira em torno de um aspecto fundamental: nossa saúde está intimamente ligada ao microbioma. O microbioma intestinal, sobretudo, refere-se ao conjunto de genes presentes na microbiota, que inclui todos os microrganismos que habitam o trato gastrointestinal humano.
Esses microrganismos, que compreendem bactérias, vírus, fungos e outros organismos microscópicos,têm um papel vital na manutenção da saúde intestinal e do bem-estar geral. Por outro lado, a disbiose se refere ao desequilíbrio da microbiota, que pode impactar negativamente a saúde.
"A visão emergente é de que a degradação do microbioma, que se dá com o envelhecimento, causa uma inflamação sistêmica. Envelhecimento e microbioma estão intimamente relacionados: os dados mostram que a disbiose pode ser um fator desencadeador e acelerador do envelhecimento."
– Joshua “Scotch” McClure, CEO e cofundador da Maxwell Biosciences
Como a Nova Droga pode Recuperar a Imunidade?
Então, como alcançar o “fim da era doença”, conforme sua própria definição? A resposta está em preservar a integridade da microbiota utilizando um peptídeo denominado LL-37, que é formado pela combinação de dois ou mais aminoácidos.
Esse peptídeo, que já está presente no organismo humano, possui diversas propriedades que ajudam a proteger a saúde. Entre suas funções, por exemplo, destacam-se suas ações antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anti-inflamatórias, além de sua capacidade de reparar tecidos.
Referência: G1 Globo.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Quais Condições o Dermatologista pode Tratar?
Nossa pele requer atenção e cuidados constantes e, sendo assim, vamos conhecer quais condições o dermatologista pode tratar

Conheça 5 Mitos sobre Contraste em Exames de Imagem
Frequentemente questionáveis por alguns pacientes, entenda e confira alguns mitos sobre contraste em exames de imagem

Resistência ao Tratamento do Câncer de Mama: Veja os Motivos!
Devido a variações de uma proteína, um estudo buscou entender por que alguns pacientes apresentam resistência ao tratamento do câncer de mama

Cientistas Criam Minicérebros para Investigar a Depressão
Uma pesquisa de brasileiros em laboratório utiliza neurônios, células da pele e minicérebros para investigar a depressão

Até 40%: Vacina da Gripe e Covid Reduz Risco de AVC e Infarto
Em estudo envolvendo mais de 2 mil pacientes, comprovou-se a importância da vacina da gripe e Covid-19 na prevenção de doenças

Estudo: Poluição do Ar pode Causar Demência?
Após pesquisa com mais de 30 milhões de pessoas, observou-se qeu a poluição do ar pode causar demência através de partículas poluentes. Veja!

