spx-clinica-spx-imagem-nova-droga-pode-recuperar-a-imunidade

Inteligência Artificial: Nova Droga pode Recuperar a Imunidade?

Apresentada durante um evento, uma nova droga pode recuperar a imunidade e promover um melhor envelhecimento!

 

A 11ª edição do Aging Research Drug Discovery (ARDD 2024), que ocorreu no final de agosto de 2024, trouxe um ambiente vibrante e festivo. Em síntese, o evento reuniu os principais cientistas que se dedicam ao estudo do envelhecimento.

O clima animado foi amplificado pela apresentação de Joshua “Scotch” McClure, CEO e cofundador da Maxwell Biosciences. Durante sua fala, então, ele gerou grande expectativa na plateia ao revelar que uma droga desenvolvida por inteligência artificial tem o potencial de restaurar o sistema imunológico.

Como Essa Descoberta se Consolidou?

spx-clinica-spx-imagem-como-nova-droga-pode-recuperar-a-imunidade

A princípio, a tese de sua pesquisa gira em torno de um aspecto fundamental: nossa saúde está intimamente ligada ao microbioma. O microbioma intestinal, sobretudo, refere-se ao conjunto de genes presentes na microbiota, que inclui todos os microrganismos que habitam o trato gastrointestinal humano.

Esses microrganismos, que compreendem bactérias, vírus, fungos e outros organismos microscópicos,têm um papel vital na manutenção da saúde intestinal e do bem-estar geral. Por outro lado, a disbiose se refere ao desequilíbrio da microbiota, que pode impactar negativamente a saúde.

"A visão emergente é de que a degradação do microbioma, que se dá com o envelhecimento, causa uma inflamação sistêmica. Envelhecimento e microbioma estão intimamente relacionados: os dados mostram que a disbiose pode ser um fator desencadeador e acelerador do envelhecimento."

Como a Nova Droga pode Recuperar a Imunidade?

Então, como alcançar o “fim da era doença”, conforme sua própria definição? A resposta está em preservar a integridade da microbiota utilizando um peptídeo denominado LL-37, que é formado pela combinação de dois ou mais aminoácidos.

Esse peptídeo, que já está presente no organismo humano, possui diversas propriedades que ajudam a proteger a saúde. Entre suas funções, por exemplo, destacam-se suas ações antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anti-inflamatórias, além de sua capacidade de reparar tecidos.

Referência: G1 Globo.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1