- 15 de outubro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Inteligência Artificial: Nova Droga pode Recuperar a Imunidade?
Apresentada durante um evento, uma nova droga pode recuperar a imunidade e promover um melhor envelhecimento!
A 11ª edição do Aging Research Drug Discovery (ARDD 2024), que ocorreu no final de agosto de 2024, trouxe um ambiente vibrante e festivo. Em síntese, o evento reuniu os principais cientistas que se dedicam ao estudo do envelhecimento.
O clima animado foi amplificado pela apresentação de Joshua “Scotch” McClure, CEO e cofundador da Maxwell Biosciences. Durante sua fala, então, ele gerou grande expectativa na plateia ao revelar que uma droga desenvolvida por inteligência artificial tem o potencial de restaurar o sistema imunológico.
Como Essa Descoberta se Consolidou?
A princípio, a tese de sua pesquisa gira em torno de um aspecto fundamental: nossa saúde está intimamente ligada ao microbioma. O microbioma intestinal, sobretudo, refere-se ao conjunto de genes presentes na microbiota, que inclui todos os microrganismos que habitam o trato gastrointestinal humano.
Esses microrganismos, que compreendem bactérias, vírus, fungos e outros organismos microscópicos,têm um papel vital na manutenção da saúde intestinal e do bem-estar geral. Por outro lado, a disbiose se refere ao desequilíbrio da microbiota, que pode impactar negativamente a saúde.
"A visão emergente é de que a degradação do microbioma, que se dá com o envelhecimento, causa uma inflamação sistêmica. Envelhecimento e microbioma estão intimamente relacionados: os dados mostram que a disbiose pode ser um fator desencadeador e acelerador do envelhecimento."
– Joshua “Scotch” McClure, CEO e cofundador da Maxwell Biosciences
Como a Nova Droga pode Recuperar a Imunidade?
Então, como alcançar o “fim da era doença”, conforme sua própria definição? A resposta está em preservar a integridade da microbiota utilizando um peptídeo denominado LL-37, que é formado pela combinação de dois ou mais aminoácidos.
Esse peptídeo, que já está presente no organismo humano, possui diversas propriedades que ajudam a proteger a saúde. Entre suas funções, por exemplo, destacam-se suas ações antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anti-inflamatórias, além de sua capacidade de reparar tecidos.
Referência: G1 Globo.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias
Entenda os Riscos de Ficar Sentado por Muito Tempo
Você já parou para pensar sobre os riscos de ficar sentado por muito tempo? Saiba que até seu coração pode estar em perigo!
Alerta: Casos de AVC em Jovens no Brasil Crescem 18%
Relatório de revista científica aponta um aumento preocupante de casos de AVC em jovens no Brasil; número chega a quase 15% no mundo todo
Como a Glicemia Descontrolada Afeta o Cérebro das Mulheres?
Estudo relata de que forma a glicemia descontrolada afeta o cérebro das mulheres e compromete as funções cerebrais
Estudo Inédito: 1 em Cada 30 Crianças Brasileiras Tem Autismo
Crianças brasileiras tem autismo com alguma frequência, segundo pesquisa realizada no Rio Grande do Sul (RS)
Como a Locação de Equipamentos pode Otimizar Seus Serviços?
Entenda quais os benefícios e de que forma a locação de equipamentos pode otimizar seus serviços e a clínica como um todo!
Quais as Causas da Osteomielite? Veja Tudo Sobre essa Condição
Você já ouviu falar sobre essa condição? Entenda quais as causas da osteomielite e saiba como se prevenir desse problema