spx-clinica-spx-imagem-novidades-medicina-blog

Novidades da Medicina

Os avanços tecnológicos da Medicina não param, confira as principais novidades

Já é possível observar grandes mudanças na medicina.  Existem cada vez mais tecnologias que oferecem novas terapias e ferramentas para diagnósticos cada vez mais precisos, para assim, oferecer qualidade de atendimento e redução de custos para usuários e empresas. 

Existem alguns termos em alta como, por exemplo, metaverso, realidade virtual, realidade ampliada e realidade estendida. São tecnologias que já estão sendo utilizados em diversas situações, saiba abaixo alguns exemplos que estão acontecendo: 

Procedimentos cirúrgicos 

spx-clinica-spx-imagem-novidades-medicina-blog-1
Cirurgiões usam fones de ouvido em procedimentos com o auxílio da tecnologia de realidade da aumentada

Nesse processo a realidade aumentada funciona como um navegador durante a realização do procedimento. De forma prática, neurocirurgiões da Universidade Johns Hopkins utilizaram fones de ouvido da empresa israelense Augmedics, equipadas com um display que projeta imagens imagens da anatomia interna do paciente, como ossos e outros tecidos, a partir de tomografias computadorizadas. 

Localizar veias e válvulas

Um scanner de realidade aumentada foi desenvolvido pela AccuVein, o equipamento projeta sobre a pele as veias e válvulas no corpo do paciente. Assim, auxilia enfermeiros e médicos. 

Treino de profissionais e estudantes 

spx-clinica-spx-imagem-novidades-medicina-blog-2

A OMS (Organização Mundial da Saúde) atualmente está usando a realidade aumentada para treinar quem está envolvido no tratamento da COVID-19. Um desses treinamentos é conseguir ensinar a técnica correta de sequência da colocação e retirada do equipamento de proteção individual, por meio do smartphone. 

Da mesma forma, a empresa Uconn Healt usa a tecnologia no treinamento de médicos residentes da cirurgia ortopédica. Nesse sentido, os médicos residentes e internos de medicina podem realizar várias operações cirúrgicas em 3D, assim, é possível corrigir possíveis erros e auxiliá-los em uma nova tentativa. 

Assim como a “Miller Scholl of Medicine da University of Miami”, a universidade possui o “Education Simulation and Innovation Center”, onde a realidade virtual e a realidade ampliada para treinar profissionais envolvidos no tratamento de pacientes com traumas. Os procedimentos envolvem tratar pacientes com com acidentes vasculares (AVC), infarto do miocárdio ou ferimento por armas brancas ou de fogo. 

Tratamento para doenças psiquiátricas 

Também é possível empregar a realidade virtual para tratar o estresse pós-traumático. Com terapia psiquiátrica, vários hospitais dos EUA fornecem realidade virtual para veteranos de guerra como Iraque e Afeganistão. Chamada de Bravemind, sua missão é aliviar os sintomas do estresse pós-traumático. Fones de ouvido são usados para imersos em cenas virtuais diferentes para analisar cidades temáticas para analisar momentos-gatilho. 

Assim como em 2020, quando um jogo de realidade virtual chamado EndeavorRX da Akili Interactive teve sua prescrição aprovada pela FDA (Food and Drugs Administration) no tratamento de crianças com TDAH. 

spx-clinica-spx-imagem-novidades-medicina-blog--3

Já a Microsoft, recentemente apresentou o Mesh, uma plataforma criada para interação de pessoas de diferentes locais no mundo em uma experiência holográfica 3D em vários dispositivos. Foi imaginado, então, avatares de estudantes da área da saúde, aprendendo anatomia em torno de um modelo holográfico e retirando os músculos das costas para analisar internamente

Existem muitas novidades e evoluções. Podemos até pensar em nano robôs em nossos corpos, órgãos projetados holograficamente na hora em 3D, assim como, auxiliar a realização de exames clínicos e/ou laboratorial à distância. Muitas coisas parecem inimagináveis, mas são realidades que chegarão a qualquer momento. 

Siga a SPX nas Redes Sociais 

Fique sempre informado sobre novidades médicas, dicas de saúde e qualidade de vida nas redes sociais da SPX Clínica

Não deixe de nos seguir nas redes sociais! Clique aqui e curta nossas redes!

Artigos Relacionados

1