- 26 de abril de 2023
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX Neurologia
Novos exames podem antecipar diagnóstico de Alzheimer
Um novo teste mede a quantidade de biomarcadores presentes nas proteínas
Os cientistas persistem na busca por métodos que possam fornecer informações sobre as prováveis causas da doença de Alzheimer (DA). Bem como, exames capazes de detectar o diagnóstico precoce e medicamentos que possam realmente retardar a progressão da demência.
Novas tecnologias estão chegando ao Brasil com a promessa de otimizar o trabalho dos médicos, como o exame automatizado Elecsys CSF, da Roche Diagnóstica, em funcionamento no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Mais da metade dos pacientes com demência não recebem um diagnóstico formal. Em estudos recentes, metade dos cuidadores afirmou que um diagnóstico precoce da doença de Alzheimer teria sido preferível.
Os médicos especialistas, atualmente, recorrem a exames neurológicos e neuropsicológicos, testes laboratoriais básicos e imagens estruturais do cérebro (ressonância magnética), assim como os biomarcadores de PET cerebral e avaliação do líquido cefalorraquidiano (LCR) para fechar o diagnóstico da doença de Alzheimer. Entretanto, estudos destacam que a Tomografia por emissão de Pósitrons Amilóide (PET) e os biomarcadores do LCR, podem ser substitutos para alterações neuropatológicas da DA.
Por outro lado, esse teste avalia a dosagem de biomarcadores das proteínas TAU e beta-amiloide no líquor de forma unificada e simplificada, disponibilizando os resultados em 20 minutos.
Anteriormente, as amostras de líquor coletadas eram enviadas para o exterior e levavam de seis a oito semanas para ter os resultados em mãos, mas agora é possível acelerar o processo e fornecer um diagnóstico seguro em tempo hábil.
Referência: PEBMED (Portal de Atualização em Medicina no Brasil)
Siga a SPX nas redes sociais
Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!