spx-clinica-spx-imagem-alerta-para-consultas-na-internet

Atenção, Médicos: O Alerta para ‘Consultas’ na Internet

Informações passadas através do Google ou Youtube, por exemplo, indicam um alerta para consultas na internet neste cenário tecnológico

 

Eventualmente, a ideia de pacientes buscando informações sobre saúde na internet foi vista pelos médicos como uma ameaça à sua autoridade. Isso principalmente porque as respostas do “Dr. Google” nem sempre eram seguras ou precisas.

O cardiologista norte-americano Garth Graham, responsável pela área de saúde pública do YouTube, comentou sobre o novo projeto do Google de promover o YouTube como uma plataforma de conhecimento médico de qualidade, baseado em evidências científicas.

Nesse sentido, o Brasil recebeu duas iniciativas inovadoras para disponibilizar conteúdos de saúde confiáveis, com uma delas exigindo atualizações tecnológicas na plataforma de vídeos. Lançadas recentemente, essas iniciativas fazem do Brasil o terceiro país a ser contemplado com esse esforço de combate à desinformação na área da saúde.

Alerta para Consultas na Internet: YouTube em Ascensão

spx-clinica-spx-imagem-youtube-alerta-para-consultas-na-internet

Se anteriormente o Google era o principal alvo das críticas, agora o YouTube se propõe a assumir — ou pelo menos compartilhar — esse papel. Em suma, o Brasil se destaca como um grande produtor e consumidor de vídeos relacionados à saúde, com impressionantes 1,3 milhões de vídeos sobre o tema carregados no YouTube em 2023.

Agora, a plataforma implementou mudanças em seus sistemas para destacar um tipo específico de conteúdo relacionado à saúde: vídeos sobre primeiros socorros. Quando os usuários realizarem buscas sobre cuidados emergenciais, os vídeos que oferecem respostas imediatas aparecerão em um formato de carrossel logo no topo dos resultados de pesquisa.

Assim, o YouTube começará a destacar temas bem como:

  • Reanimação cardiopulmonar;
  • Manobra de Heimlich para engasgo;
  • Controle de sangramentos;
  • Ataque cardíaco;
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Picadas de cobra;
  • Psicose;
  • Envenenamento.

"O Brasil tem alguns dos melhores clínicas do mundo, e queremos que a população brasileira tenha acesso a essas informações de forma gratuita e disponível no YouTube, para então aprender. Portanto, também se trata de democratizar a informação sobre saúde para todos."

Colaboração com Instituições de Saúde

De antemão, esse conteúdo oferece orientações práticas para situações emergenciais e é produzido em parceria com instituições renomadas. Dentre eles estão o Ministério da Saúde, Instituto Butantan e hospitais de referência, incluindo Albert Einstein, Hcor, Sírio Libanês e Oswaldo Cruz, por exemplo.

Assistir a um vídeo é apenas o primeiro passo. Por isso, a plataforma exibe alertas sobre a importância de buscar ajuda profissional, incentivando que o Samu seja acionado pelo número 192 em emergências. Além disso, o YouTube garante que esses vídeos estarão livres de anúncios, preservando a continuidade das instruções.

Para garantir a credibilidade, a rede também implementou uma mudança tecnológica: vídeos de fontes médicas confiáveis foram rotulados após verificação das credenciais de hospitais, clínicas e profissionais de saúde que produzem o conteúdo.

"O que você começa a ver nesse esforço geral são maneiras de preencher o vazio em termos de combater a desinformação e garantir que obtenhamos informações de qualidade."
Garth Graham
Cardiologista

Próximos Passos

Por fim, Graham afirma que os próximos passos da iniciativa de primeiros socorros incluem expandir o número de criadores de conteúdo qualificado em saúde, diversificar as perspectivas apresentadas e incorporar mais temas relacionados à saúde mental.

O YouTube, da mesma forma, lançou uma parceria com o Instituto Vita Alere, voltada a capacitar, ao longo de seis meses, especialistas, instituições e criadores de conteúdo em saúde para produzir vídeos focados em saúde mental e bem-estar voltados para adolescentes.

Referência: Portal UOL.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1