spx-clinica-spx-imagem-autoexame-de-mama-outubro-rosa-cancer-de-mama autocuidado

O Autocuidado para Prevenção do Câncer de Mama

O autocuidado é um ato de amar a si, preservar a saúde e prevenir o câncer de mama

Outubro Rosa é o mês da campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. Mas o cuidado deve ser o ano todo, pois isso também é um ato de amor próprio. Esse mês abordamos sobre a importância de um conjunto de ações que ajudam as mulheres na conquista da prevenção e o aumento da qualidade de vida. 

cardio

O corpo feminino passa por diversas transformações ao longo da vida. Por exemplo, no fim da infância, com a primeira menstruação inicia a necessidade do acompanhamento médico.

 O que é autocuidado?

Autocuidado

Nesse sentido, autocuidado significa um conjunto de ações que visam a manutenção da própria saúde. É uma forma consciente para ficar atento ao funcionamento do corpo e se manter saudável no dia a dia. O que inclui escolhas na alimentação até visitar periodicamente o médico especialista.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao estabelecer hábitos saudáveis, é possível diminuir em até 30% o risco de desenvolvimento do Câncer de Mama. Algumas destas práticas são diretamente relacionadas a adequar sua rotina: 

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Evitar o consumo de álcool e cigarro;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Amamentação;
  • Entre outros.

Diagnóstico precoce e a prevenção 

Uma vez mais atentas à saúde, as mulheres que promovem o autocuidado têm mais chances de notarem alterações em seus corpos logo no início. No que diz respeito ao Câncer de Mama, a doença que mais atinge diretamente brasileiras hoje. Aliás, segundo um novo estudo europeu, com a prática de atividades físicas regularmente é possível diminuir o risco da doença em até 40%. 

Dessa forma, o autoexame mensal e acompanhamento médico anual também fazem parte da rotina do tratamento contra o Câncer de Mama. Pois ao descobrir a doença precocemente, o prognóstico de cura é muito mais favorável. 

Quando fazer os exames? 

Autocuidado

Há diversos fatores que interferem na saúde da mulher: 

  • Estilo de vida;
  • Predisposição genética;
  • Alterações hormonais;
  • Ambiente de trabalho. 

Porém, ninguém quer viver com medo de desenvolver a doença, por isso, caso os exames sejam realizados nos períodos indicados pelos médicos, as chances de um diagnóstico precoce  são muito maiores. 

  • Autoexame

De acordo com o Ministério da Saúde, o autoexame de mama deve ser realizado durante o mesmo período do ciclo menstrual, entre três e cinco dias depois da menstruação. 

É importante cultivar o hábito de examinar suas mamas por irregularidades como: abaulamentos, irritações, inchaços, vermelhidão, dores, secreções sanguinolentas ou serosas. Assim como é necessário ter atenção também a retração, espessamento e inversão do mamilo ou pele e endurecimento dos nódulos. 

  • Mamografia Digital 

Considera-se a mamografia um exame de imagem, considerado um procedimento simples,  que beneficia o diagnóstico precoce do câncer de mama e assim, possibilita a chance de cura em até 95%, de acordo com estudos internacionais e nacionais.

A mamografia é um procedimento que gera um certo desconforto, porém, sua duração é somente de 15 minutos para auxiliar no processo. Além do câncer, o exame identifica lesões, nódulos e assimetrias nas mamas.

Recomenda-se que mulheres sem histórico familiar entre 50 e 69 anos façam o procedimento a cada dois anos. Porém, mulheres com histórico familiar devem efetuar o exame anualmente a partir dos 35 anos.

A Prevenção é o Melhor Caminho 

Agende sua Mamografia Digital e visite regularmente o Ginecologista! A SPX Clínica pode te ajudar nessa onda de prevenção. Agende já! 

Artigos Relacionados

1