spx-clinica-spx-imagem-importancia-cuidado-saude-corpo-mente

A importância do cuidado com a saúde do corpo e da mente

Entenda como a sua saúde pode se beneficiar com equilíbrio entre o corpo e mente, tema fundamental para uma melhor qualidade de vida.

Durante nossas vidas, sentimos muitas emoções. O que é uma característica saudável e natural, entretanto, quando estamos sempre em um ritmo agitado ou de problemas, nossa saúde mental pode ser atingida e, consequentemente, gerar desequilíbrios emocionais. 

Saúde Mental, então, consiste não apenas na ausência de doenças ou distúrbios da área. Na verdade, o termo diz respeito à maneira como lidamos com as emoções rotineiras. Por exemplo, como você lida com satisfações, frustrações, raiva, luto, alegria, amor e doença, diz muito sobre o momento que sua saúde mental atravessa. 

Além disso, quando estamos com a saúde emocional abalada, os sintomas físicos aparecem de forma repentina. Geralmente, os sinais são a insônia, problemas de concentração, irritabilidade, até mesmo dores, tremores e falta de ar podem ser sentidos.

Sabendo desse contexto e urgência do assunto, explicamos no artigo abaixo os sinais que devem ser acompanhados com atenção. Além disso, separamos os principais especialistas que podem te ajudar a melhorar o cuidado com seu corpo e mente. Confira abaixo! 

Os efeitos da saúde mental na saúde física

spx-clinica-spx-imagem-importancia-cuidado-saude-mente-corpo-2

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem 12 milhões de pessoas com depressão e outros 20 milhões que possuem transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico. Dessa forma, o principal objetivo de diversas campanhas de valorização da saúde mental está em conscientizar e aumentar a prevenção diante desses altos números. 

É importante ressaltar então que para ter uma boa qualidade de vida, é preciso equilibrar os cuidados com a mente e o físico. É possível observar uma série de sintomas físicos de problemas relacionados à saúde mental.

A depressão, por exemplo, pode causar perda ou ganho de peso, fadiga e falta de energia. Já a ansiedade geralmente causa a sensação de desmaio, sudorese, taquicardia e tremores. Da mesma forma, transtornos psiquiátricos não tratados, situações de luto ou alguma situação traumática podem provocar incômodos no corpo. 

Sempre é necessário analisar o histórico das pessoas e indicar o cuidado mais adequado para o seu corpo e mente.

  • Insônia 

Pessoas enfrentando um desequilíbrio emocional passam boa tarde do tempo com problemas, inclusive na hora de dormir. Uma situação muito comum é também reviver, em nossa mente, situações negativas, o que acaba aumentando os níveis de ansiedade. Fazendo a pessoa passar a noite em claro, sem atingir o sono profundo. 

A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. As pesquisas indicam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e os estresse provocado pelo desgaste cotidiano ou situações-limite como causas mais importantes. 

  • Problemas de Concentração 

Outro sintoma muito recorrente para quem está sofrendo com emoções instáveis, é a dificuldade de concentração em tarefas cotidianas, mesmo em tarefas mais prazerosas. Isso acontece pois a pessoa pode estar lidando com sentimentos conflitantes e distraindo-se. A origem pode ser variada, desde esgotamento mental, devido à rotina intensa, até depressão. 

  • Irritabilidade e Descontrole 

Quando os planos não saem como planejado, pessoas emocionalmente instáveis tendem a ter reações explosivas. Até mesmo pequenos imprevistos do dia a dia podem causar desproporcionalidades no modo de agir. 

São pessoas ríspidas e agressivas em seus relacionamentos, sejam com os companheiros, colegas de trabalho ou filhos. Dessa forma, costumam gerar discussões e brigas sem motivo aparente, o que torna a convivência difícil.  

  • Dores Físicas

Como dito anteriormente, o corpo pode dar sinais mais perceptíveis do desequilíbrio. Normalmente isso está atrelado a situações de sobrecarga emocional, o que faz o organismo enviar sinais para avisar que o psicológico necessita de ajuda. 

A típica manifestação física é a dor de cabeça constante, assim como é possível sentir dores musculares e problemas gastrointestinais, como prisão de ventre ou diarreia. Outros sinais comuns são tremores, manchas do corpo, aumento dos batimentos cardíacos, enjoos, respiração acelerada e falta de ar. 

Isso acontece pois o estresse e a ansiedade elevam os níveis de hormônios no sangue, como adrenalina e cortisol, além de aumentar a atividade nervosa do cérebro. Dessa forma, órgãos como estômago, intestino, pele e coração tem ligação direta com o cérebro e são afetados diretamente por alterações emocionais. 

Quem pode me ajudar?

spx-clinica-spx-imagem-importancia-cuidado-saude-mente-corpo-2

Para melhorar nossa qualidade de vida, muitas vezes é necessário se desfazer de amarras e assim, procurar ajuda para enfrentar os desafios diários e conseguir se relacionar com as pessoas em volta de você. Dessa forma, você terá os cuidados necessários para o seu corpo e mente.

  • Psicólogo 

A psicologia é extremamente importante para pessoas com dificuldades mentais diagnosticadas, mas também para pessoas saudáveis. Um psicólogo pode te ajudar a entender melhor seus sentimentos, fazer melhores escolhas, visualizar de forma mais realista sua posição em relacionamentos e também auxilia no preparo mental para momentos importantes da sua vida. 

  • Psiquiatra 

O psiquiatra é um especialista que seu principal objetivo é diagnosticar, prevenir, tratar e reabilitar diversos tipos de saúde mental. Assim, além de atender casos mais comuns de doenças mentais, como a ansiedade e depressão, o psiquiatra responsabiliza-se também em avaliar e indicar tratamentos medicamentosos para quadros de esquizofrenia, dependências químicas, bipolaridade e transtornos alimentares. 

  • Neurologista

O foco do Neurologista é o estudo do sistema nervoso e seus distúrbios estruturais. Os sintomas analisados passam por distúrbios do sono, perda de memória, dores de cabeça, podendo assim, diagnosticar diversas patologias que afetam o sistema nervoso. 

Nesse sentido, o Neurologista pode identificar doenças de maneira assertiva, podendo contribuir para um diagnóstico completo por meio de exames e testes como o Eletroencefalograma

  • Nutricionista 

Nossa mente é extremamente complexa, mas diversas pesquisas mostram fortes evidências de que a nutrição tem uma implicação na incidência de distúrbios psiquiátricos e neurológicos. 

No âmbito mental, quando não ingerimos nutrientes fundamentais, nosso organismo sentirá os efeitos de diversas formas. Por exemplo, a falta da vitamina B12 está ligada à fadiga e letargia. Assim como baixos níveis de niacina estão relacionados com quadros de demência e pouco ácido fólico pode gerar malformações neurais em fetos e depressão em adultos. 

Além disso, é visto que alguns nutrientes como ômega 3, zinco, magnésio, selênio, a vitamina D, complexo B, os polifenóis, aminoácidos podem minimizar os efeitos de transtornos mentais. 

O Nutricionista pode equilibrar sua dieta de forma que ocorra uma maior ingestão de nutrientes na alimentação. 

Cuide do seu Corpo e da Mente com a Medicina Integrativa 

Como vimos, o cuidado com a saúde do corpo e da mente é fundamental para termos uma vida mais saudável e feliz. Por isso, é importante estarmos atentos aos sinais do nosso corpo e mente e buscar ajuda especializada quando necessário.

A SPX Clínica Santana de Parnaíba agora é Medicina Integrativa e oferece mais de 18 consultas e diversos exames para que você possa cuidar da sua saúde da melhor forma possível. Clique aqui e agende agora mesmo a sua consulta!

Artigos Relacionados

1