O Método Inovador para Identificação Precoce de Demência
Um novo teste desenvolvido por pesquisadores pode revelar sinais e promover a identificação precoce de demência
Cientistas ao redor do mundo estão empenhados em desenvolver métodos para identificar a demência em estágios iniciais, visando possibilitar um tratamento precoce e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Assim, em uma nova abordagem, pesquisadores australianos desenvolveram uma ferramenta de triagem.
O questionário composto por 46 perguntas foi administrado a um grupo de 526 indivíduos. Os resultados da análise demonstram a eficácia do teste em detectar sinais precoces da doença. Os achados do estudo foram então divulgados na revista Age and Aging.
Como é Possível Obter a Identificação Precoce de Demência?
Em síntese, o novo questionário de triagem para demência, conhecido como Inventário McCusker de Comprometimento Cognitivo Subjetivo, avalia seis aspectos da função cerebral. São eles: memória, linguagem, orientação, atenção e concentração, função executiva e habilidade de copiar e desenhar figuras geométricas.
As perguntas, nesse sentido, buscam identificar se o paciente percebeu alguma alteração nesses aspectos nos últimos dois anos em comparação com cinco anos atrás. As respostas são dadas em uma escala de cinco pontos, variando de “quase sempre verdadeiro” a “quase nunca verdadeiro”. Quanto maior a pontuação final, maior o risco de demência.
Chamado de “subjetivo”, o teste procura capturar as preocupações do indivíduo em relação à sua capacidade cognitiva. Geralmente, isso funciona como um alerta para os médicos de que algo pode não estar funcionando conforme o esperado.
Importância da Continuidade na Pesquisa
Como resultado, uma análise estatística do questionário revelou que a ferramenta é capaz de identificar com precisão pacientes com níveis moderados a graves de declínio cognitivo subjetivo, demonstrando ser mais confiável do que outros testes.
No entanto, os participantes do estudo eram indivíduos saudáveis, com idades entre 39 e 97 anos, envolvidos em pesquisas sobre envelhecimento. Portanto, os pesquisadores precisarão acompanhá-los ao longo dos próximos anos para validar os resultados.
É fundamental ressaltar que o novo teste é uma forma de identificar possíveis sinais de demência, baseando-se em uma autoavaliação que depende da honestidade do paciente para ser eficaz. Sobretudo, ele pode se tornar uma ferramenta valiosa para o diagnóstico da doença no futuro.
Referência: Portal Olhar Digital.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Calcificações na Mamografia: Benignas ou Suspeitas?
Descoberta de calcificações na Mamografia? Entenda quando são benignas, quando exigem atenção e quais os próximos passos no diagnóstico

Tratamento Inovador para Esclerose Múltipla Usa Genética; Veja!
Um estudo pioneiro se baseia na genética para formular um tratamento inovador para esclerose múltipla, e entender a resposta a medicamentos

OMS: Brasil Não Atinge Meta e Casos de Tuberculose Crescem
País registra que casos de tuberculose crescem nos últimos anos e redução da incidência da doença fica cada vez mais distante

O Apoio da Inteligência Artificial no Combate à Pandemias
Entenda a importância e necessidade dos algoritmos de inteligência artificial no combate à pandemias e controle da disseminação

Abaulamento e Hérnia pela Ressonância da Coluna: E Agora?
Visualizar abaulamentos e hérnia pela Ressonância da coluna é preocupante? Saiba quais os próximos passos após o exame!

Criança com Febre: O Que Fazer?
Veja as principais orientações para criança com febre e saiba quando agir, como cuidar em casa e quando procurar ajuda médica


