spx clinica spx imagem o que e cancer de mama outubro rosa exames consultas artigo

O que é o Câncer de Mama?

Entenda melhor os sintomas, diagnósticos e tratamentos contra o Câncer de Mama 

O tema é delicado, porém é necessário a abordagem para a conscientização. O investimento em novas pesquisas auxiliaram em diversos avanços no diagnóstico da doença. Atualmente, o Câncer de Mama possui taxas cada vez maiores de cura. 

cardio

Afinal, o que é o Câncer de Mama?

É o resultado de uma disfunção celular que faz parte das células do nosso corpo, onde elas crescem e se multiplicam sem ordem, gerando um tumor. Ou seja, as células que são mais afetadas são aquelas que revestem os ductos mamários ou se encontram nos lóbulos das glândulas mamárias. Esses tumores são chamados de carcinomas ductais ou lobulares. Existem tipos mais raros, que são chamados de linfomas e os sarcomas. 

Os carcinomas não infiltrativos ou localizados são formas de tumores primários que não atingem outras regiões do corpo. Por outro lado, o tumor infiltrativo (invasivo) é capaz de produzir metástase, ou seja, invade células sadias à sua volta e se espalha pelo corpo. 

O diagnóstico precoce e sua importância

Câncer de mama 

De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), em torno de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados precocemente têm chances de cura.

Todas as mulheres independente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para que elas consigam reconhecer o que não é comum nas mamas. A maior parte das descobertas dos cânceres de mama é feita pelas próprias mulheres. 

De acordo com o Ministério da Saúde, recomenda-se a mamografia de rastreamento para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Esse procedimento é uma radiografia das mamas, feita por um equipamento de Raios-X, chamado Mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes dos surgimentos dos sintomas. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o autoexame de mama deve ser realizado durante o mesmo período do ciclo menstrual, entre três e cinco dias depois da menstruação. 

É importante cultivar o hábito de examinar suas mamas por irregularidades como: abaulamentos, irritações, inchaços, vermelhidão, dores, secreções sanguinolentas ou serosas. Assim como é necessário ter atenção também a retração, espessamento e inversão do mamilo ou pele e endurecimento dos nódulos.

Sintomas do Câncer de Mama

Em seu estágio inicial, o tumor geralmente não causa dores. Entretanto, durante o crescimento do tumor, é possível perceber algumas alterações: 

  • Aparecimento de um nódulo ou de um espessamento da mama, próximo a ela ou na região da axila;
  • Alteração no tamanho ou na forma da mama;
  • Alteração no aspecto da mama, aréola ou mamilo;
  • Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama;
  • Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja);
  • Sensações diferentes como calor, inchaço e rubor.

Mas lembre-se, ter um ou mais sintomas do câncer de mama não significa que você tenha a doença. Por isso, consultar-se com um médico de confiança é a melhor forma de receber um diagnóstico correto. 

Como é o diagnóstico do Câncer de Mama? 

Câncer de Mama

Diante de uma área anormal ou um nódulo detectado por uma mamografia de rotina, o médico precisa confirmar ou descartar o diagnóstico do câncer de mama. Assim, ele realizará o exame físico e fará a análise de todo o seu histórico familiar, médico e pessoal. Solicita-se alguns exames: 

  • Mamografia – Realizado por meio de um aparelho de Raios-X formados por duas placas de acrílico, dessa forma, comprime (achata) levemente as mamas durante alguns segundos;
  • Ultrassom das mamas – Utiliza ondas de alta frequência, o exame analisa se um nódulo é sólido ou se está preenchido com líquido. É um exame complementar à mamografia;
  • Ressonância Magnética – Digitaliza o tecido para gerar imagens detalhadas das áreas dos seios, dessa forma, diagnostica alguns tipos de câncer não detectados pela mamografia; 
  • Biópsia – É o exame final para um diagnóstico do câncer de mama. O médico remove parte do tecido da mama e busca por células cancerígenas. 

Tratamento contra o Câncer de Mama

Os tratamentos contra o Câncer de Mama dependem do tipo de tumor e também do estágio de desenvolvimento da doença, eles são: 

  • Quimioterapia: é um tratamento que utiliza medicamentos potentes com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes. Podendo ser feita antes ou depois de cirurgias para a retirada do tumor. 
  • Radioterapia: utilizado para tumores que não podem ser ressecados totalmente, ou para os que costumam retornar ao mesmo local após a cirurgia. Usa radiações para destruir ou inibem o crescimento das células cancerígenas. 
  • Hormonioterapia: indicado em casos que o tumor tenha o crescimento pela atividade de determinados hormônios femininos, como o estrogênio. Seu objetivo é suprimir o fornecimento de estrogênio às células tumorais, assim, impede ou inibe o crescimento e proliferação delas. 
  • Terapia Alvo: Usa medicamentos para atacar partes das células cancerígenas, como proteínas específicas, para não permitir um crescimento anormal das células. 
  • Também existem tratamentos cirúrgicos que retiram parte da mama para a inibição do desenvolvimento do tumor. 

A Prevenção é o Melhor Caminho 

Agende sua Mamografia Digital e visite regularmente o Ginecologista! A SPX Clínica pode te ajudar nessa onda de prevenção. Agende já! 

Artigos Relacionados

1