spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-por-imagem-o-que-e-elastografia 4

O que é o exame de Elastografia Hepática?

Entenda sobre o que é o exame de Elastografia Hepática, procedimento que ajuda diagnosticar hepatite, cirrose, nódulos e metástases.

A Elastografia Hepática é uma técnica que avalia a elasticidade do fígado sem invasão para identificar possíveis problemas relacionados à saúde deste órgão em particular. Dessa forma, realiza-se o procedimento por um especialista em radiologia ou medicina, e pode fornecer informações precisas sobre o fígado, incluindo condições comuns como Hepatite, Cirrose, Nódulos e Metástases.

O fígado desempenha diversas funções essenciais no organismo, tais como armazenamento e liberação de glicose, metabolismo de lipídeos e proteínas, processamento de drogas e hormônios. Além disso, auxilia na destruição de células sanguíneas desgastadas, síntese de colesterol e muitas outras atividades vitais. Dessa forma, o órgão tem um papel fundamental na manutenção da saúde e bem-estar do corpo humano.

Por ser um exame importantíssimo para a prevenção de diversas doenças, vamos tirar suas principais dúvidas sobre o tema no artigo de hoje! Boa leitura! 

O que é Elastografia hepática? 

Essa é uma técnica de imagem não-invasiva e não utiliza nenhum tipo de material radiológico. O exame envolve a passagem de uma onda sonora de baixa frequência na região do fígado, que será posteriormente medida por um aparelho especial que permite detectar alterações como:

  • Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA);
  • Hepatite B ou C;
  • Hepatite alcoólica;
  • Cirrose;
  • Esteatose;
  • Hemocromatose;
  • Doença de Wilson.

Assim, esse tipo de ultrassom consegue eliminar em até 80% a necessidade de uma biópsia, por exemplo. Por isso sua indicação é tão frequente pelos médicos. 

Como é realizado o exame? 

O exame é realizado em uma pequena sala sob a supervisão de um médico especialista. Primeiramente, o paciente é posicionado em uma mesa, especialmente projetada para exames de ultrassonografia. Posteriormente, solicita-se que o paciente respire calmamente, e permaneça imóvel durante o exame. Movimenta-se o dispositivo de ultrassom suavemente sobre a região do fígado, e realiza a medida da sua elasticidade. Assim, o exame leva cerca de 15 a 20 minutos.

Que tipos de resultado o exame de Elastografia Hepática pode fornecer? 

spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-por-imagem-o-que-e-elastografia (1)

A Elastografia Hepática reduz em até 77% a necessidade de biópsias em pacientes relevantes, proporcionando não apenas economia, mas também uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes. Evitar biópsias invasivas minimiza o desconforto e o risco de complicações para os pacientes, tornando a elastografia hepática uma opção valiosa na avaliação da saúde do fígado.

A classificação da Elastografia Hepática baseia-se conforme o grau de fibrose:

F0 – Normal

F1 – Mínima Fibrose

F2 – Fibrose Portal e Periportal com Raros Septos

F3 – Fibrose Portal e Periportal com Numerosos Septos

F4 – Cirrose

Realize o exame de Elastografia Hepática na SPX Clínica

Na SPX Clínica Joinville, você encontra uma clínica qualificada e equipada com a mais avançada tecnologia para realizar o exame de Elastografia Hepática em um ambiente seguro e confortável.

Clique aqui e Agende seu procedimento em nossa Clínica!

Artigos Relacionados

1