spx-clinica-spx-imagem-linhas-de-blaschko

O que são Linhas de Blaschko e Como Afetam a Saúde Humana

Presente em todos os seres humanos, esse padrão das Linhas de Blaschko pode ser de suma importância para os médicos

Assim como em alguns animais, você sabia que nós também temos listras em nosso corpo? Porém, de antemão, é válido salientar que não conseguimos vê-las, pois são invisíveis. Estamos falando das Linhas de Blaschko, descobertas ainda no século XX. 

Vindo desde o útero, esse fenômeno se caracteriza pela padronização da maneira como as células da pele se formam durante o desenvolvimento embrionário, eventualmente produzindo uma aparência adaptativa específica.

Essas linhas simétricas não são perceptíveis a olho nu, contudo, começam no ombro direito, descem para o abdômen, subindo no lado direito do pescoço e seguindo pela linha dos ombros até completar um círculo.

Ainda assim, elas podem ser vistas em algumas circunstâncias e usadas para o bem da sua saúde.

Quando surgiram as Linhas de Blaschko?

spx-clinica-spx-imagem-linhas-de-blaschko

As Linhas de Blaschko surgiram em 1901 e foram descobertas por um médico alemão chamado Alfred Blaschko, através de um estudo com pacientes.

A anomalia afeta a forma como a pele é pigmentada, mas também pode afetar outras partes do corpo humano, como ossos, músculos e tecidos conjuntivos.

Até o momento, sua etiologia não é conhecida, todavia, diversos estudos têm tentado descobrir qual o seu impacto na saúde humana, ao passo que, quase cem anos depois, o entendimento acerca desses padrões foi expandido, e o médico Rudolph Happle fez a descoberta de que as linhas constituíam um redemoinho no couro cabeludo e eram organizadas em dobras no pescoço.

Como afeta a sua saúde

Embora sua característica seja inofensiva, as Linhas de Blaschko, porém, podem indicar que o indivíduo tem uma anomalia genética. Sobretudo, ainda que não possa apresentar sintomas físicos, há a possibilidade de ser identificada por médicos como uma forma de prevenir condições de saúde que são passadas geneticamente.

As listras são detectadas por um oftalmologista ou dermatologista ao examinar a pele. Desse modo, e as camadas do corpo não se sobrepõem de forma uniforme, isso pode indicar que a pessoa tem uma anomalia genética. Logo, a presença desse padrão também pode indicar o risco de desenvolvimento de algumas doenças hereditárias.

Prevenção e tratamento

Em suma, esse fenômeno pode ajudar médicos a entender como erupções cutâneas e outras doenças se espalham pelo corpo humano. Apesar de não ter cura, por outro lado, existem alguns tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e manter a saúde das pessoas afetadas

Tais precauções incluem medicamentos específicos, cuidados com a pele, dieta, entre outros. No entanto, o método mais eficaz é encontrar um médico que compreenda as Linhas de Blaschko para, então, saber quais medicamentos são mais adequados para o paciente.

Além disso, é importante lembrar que sua manifestação é crônica, sendo necessário monitorizar a saúde continuamente para garantir que o tratamento está ao nível desejado.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

spx-clinica-spx-diagnostico-redes-sociais

Artigos Relacionados

1