spx clinica spx imagem Os 9 principais exames feitos por ultrassonografia artigo usg ultrassom

Os 9 principais exames de Ultrassom

Saiba com detalhes as diversas funcionalidades do exame de ultrassom 

O ultrassom é um exame muito conhecido e simples de realizar, não emite radiação e possivelmente você já realizou algum desses procedimentos.

Exame de Ultrassom: o que é? 

O ultrassom, chamado também de ultrassonografia ou ecografia, é um dos exames mais solicitados na medicina. É um procedimento não invasivo que visualiza, com detalhes, as estruturas internas do paciente, tais como os órgãos e tecidos. 
 
Durante o exame de Ultrassom, o paciente deita em uma maca, e o profissional aplica o gel condutor na região avaliada. Em seguida, o médico toca o transdutor (equipamento que emite ondas sonoras inaudíveis) na pele do paciente, captando ondas sonoras que refletem dos órgãos. Essas imagens são geradas em tempo real e transmitidas a um computador para auxiliar no diagnóstico. 

Quais são os principais tipos de exames de ultrassonografia? 

Ultrassonografia

Realizado em diversas partes do corpo, o ultrassom ajuda no diagnóstico de inúmeras doenças. Abaixo, separamos os 9 principais tipos de exames de ultrassonografia:

cardio

1. Ultrassonografia abdominal superior e total

O ultrassom abdominal, como o próprio nome já diz,  analisa todo o abdome e, em geral, identifica cistos, tumores, inflamações, alterações de tamanho, cálculos renais, cálculos na vesícula, lesões e malformações.

Por isso, recomenda-se o exame caso o paciente apresente queixas de dores abdominais sem nenhuma causa aparente. No exame de abdome superior e total ocorre a análise do fígado, pâncreas, rins e adrenais, vesícula e vias biliares, baço e outros pontos focais. 

O exame necessita de preparo, geralmente com orientação médica. Assim, pede-se um jejum de 6 horas junto à ingestão de alguns copos d’água previamente da análise da bexiga. 

2. Ultrassonografia com contraste 

A ultrassonografia contrastada é considerada um avanço no diagnóstico por imagem, pois houve uma melhora na solução dentro do exame de Ultrassom, permitindo diagnósticos mais precisos, bem como aumentar a sensibilidade na detecção de lesões com foco em órgãos sólidos como: fígado, baço, rim, entre outros. 

O contraste é injetado no paciente, trata-se de um líquido preenchido por microbolhas de lípidos (gordura) envolvendo gás inerte. Esse gás permite, por 5 minutos, a visualização de lesões difíceis de serem detectadas no ultrassom convencional. Após o exame, no decorrer do dia a substância do contraste é eliminada naturalmente pelo corpo. 

3. Ultrassonografia da Tireoide com Doppler 

A glândula tireóide, muitas vezes, sofre inflamações que reduzem ou aumentam sua capacidade de produção hormonal, causando distúrbios como o hipotireoidismo e hipertireoidismo. Por isso, em situações como essa, o ultrassom da tireóide auxilia no diagnóstico.

O procedimento é feito para analisar lesões focais (nódulos benignos ou malignos). Além disso, o ultrassom de tireoide avalia linfonodos (gânglios linfáticos) e glândulas salivares. 

4. Ultrassonografia de articulação 

A ultrassonografia das articulações detecta anormalidades nas estruturas musculares e articulares como: cotovelo, punho, ombro, quadril, tornozelo e joelho. Normalmente,o exame é indicado para casos de lesões graves, caso o paciente tenha problemas relacionados às articulações e músculos, apresentando histórico familiar, como artrite e derrames articulares. 

5. Ultrassonografia de rins e vias urinárias 

Focado para rins e vias urinárias, o exame identifica alterações no sistema urinário, além de seus órgãos adjacentes. Dessa forma, indica-se para pessoas que apresentem sintomas de doenças relacionadas aos orgãos e estruturas como: fígado, vesícula e vias biliares, pâncreas, rins e adrenais, baço, bexiga, grandes vasos, cavidade peritoneal e retroperitônio do abdome superior e seios costofrênicos.

6. Ultrassom Pélvico 

O exame de ultrassom ginecológico é o responsável por avaliar úteros e ovários, assim como a presença das estruturas das massas pélvicas, tumores, cistos e miomas na região. Os mais comuns são: ultrassom transvaginal, ultrassom pélvico e ultrassom para avaliação de endometriose.

7. Ultrassonografia Obstétrica 

Ultrassonografia

O ultrassom obstétrico é o exame em que a mãe e o obstetra acompanham o desenvolvimento do bebê. É por meio dele que identifica-se a morfologia, idade gestacional, órgãos, bem-estar e crescimento fetal. 

8. Ultrassom de mamas 

O procedimento de ultrassom das mamas serve para observar alterações nas mamas, além de identificar se existe a presença de: nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário e entre outros. 

Esse exame é indicado para: 

  • Pacientes jovens que tenham notado alteração palpável nas mamas;
  • Pacientes com alterações presentes na mamografia;
  • Pacientes que possuem histórico familiar de câncer de mama;
  • Para avaliação pré-cirúrgica para implantar silicone;
  • Pacientes que não podem realizar exames com radiação ionizante, como gestantes.

9. Ultrassonografia 3D/4D 

Considerado uma evolução do método 2D, o ultrassom 3D torna o resultado mais próximo da realidade. Nesse sentido, a diferença é que a imagem ganha profundidade e, assim, por relevo, mostra os detalhes da feição do feto. 

O exame tridimensional permite a impressão de uma primeira lembrança visual do bebê. Atualmente, com a adição do 4D, também é possível visualizar as imagens em movimento, volume e som em tempo real.

Esses sãos somente os 9 exames de Ultrassom, vale ressaltar que temos outras variações.

Agende sua Ultrassonografia na SPX Clínica! 

Você sabia que a SPX Clínica já realizou cerca de 1 milhão de exames de Ultrassom? Temos corpo técnico especializado e equipamentos de ponta para efetuar sua ultrassonografia! Agende já! 

Artigos Relacionados

1