Santana de Paraíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Serviços >> 11 99573-8049

Santana de Paraíba
11 | 97547-2578

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 99234-6918

O Otorrinolaringologista é o médico especializado no tratamento de doenças que afetam o ouvido, nariz e garganta. O profissional também é responsável pelo acompanhamento de doenças relacionadas ao equilíbrio e qualidade do sono (apneia do sono e labirintite. 

As principais doenças tratadas pelo Otorrinolaringologista são: 

Sinusite

Inflamação nos seios nasais que causam dor de cabeça, congestão nasal, sensação de peso no rosto (testa e  maçãs do rosto), mau hálito, perda de olfato e tosse que piora a noite.

Rinite

Inflamação da mucosa nasal que, normalmente, é provocada por alergia à poeira, ácaro ou pêlo. Os principais sintomas são: olhos avermelhados e inchados,espirros, tosse seca persistente, dor de cabeça, sensação de ardência nos olhos, nariz e boca e perda de olfato.

Amigdalite

É um processo inflamatório que atinge as amígdalas, localizadas na boca.Provoca dor de garganta, dificuldade para engolir, febre, mau hálito,dor de cabeça, nódulos e ínguas no pescoço.

Labirintite

É um distúrbio do ouvido interno que causa inflamação do local e afeta os nervos que ligam a região do cérebro, causando: sudorese, zumbidos nos ouvidos, alterações gastrointestinais, náuseas e vômitos nas crises, perda ou redução da audição.

Otite

Inflamações e infecções do ouvido que podem ser externas ou internas. Além da dor no ouvido, podem gerar mal-estar,  perda de audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante e secreção.

Epistaxe

Sangramento do nariz espontâneo ou por trauma físico. Pode ser ocasionado devido ao tempo seco, desvio de septo, inflamações e infecções respiratórias, além de processos alérgicos.A epistaxe também pode ser em decorrência a hipertensão descontrolada, insuficiência cardíaca, tumores, doenças que comprometem a coagulação do sangue (hemofilia), leucemia, insuficiência renal e hepática.

Estomatite

Inflamação da mucosa oral que pode apresentar sinais em sua evolução como herpes. Os sintomas são dor, febre, mal-estar, entre outros.

Desvio do septo

É o deslocamento lateral da parede entre as narinas que pode não gerar sintomas, mas podem desencadear congestão nasal, hemorragias nasais e ronco.

Polipose nasal

É uma doença inflamatória benigna, gerando tumores na mucosa ou seios nasais. As causas da polipose nasal podem ser devido a infecções, alergias, distúrbios imunológicos e sensibilidade a determinados medicamentos. Os sintomas são coriza, congestão nasal e, em alguns casos, pode ser assintomático.

Caso tenha identificado um ou mais sintomas, agende uma consulta com Otorrinolaringologista e faça uma avaliação. Agendar Consulta

Deixe seu comentário

  • Victor, 6 de agosto de 2021 @ 10:33 Reply

    Parabéns, ótima matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enable Notifications    OK No thanks