spx clinica spx imagem outubro rosa a importancia da campanha cancer de mama prevencao saude mamografia digital

Outubro Rosa: a importância dessa campanha

O Outubro Rosa é um movimento mundial que reforça a importância da prevenção contra o câncer de Mama 

cardio

Segundo o Oncoguia, ao diagnosticar precocemente o câncer as chances de cura chegam em até 95% dos casos.

Foram realizados em 2021 em média  3.497.439 mamografias em mulheres no SUS, sendo 351.509 mamografias e 3.145.930 mamografias de rastreamento. 

Assim, a prevenção é indispensável na redução dos números, ao descobrir precocemente a doença, além disso, é possível prevenir o aumento do tumor e, assim, proteger outros órgãos. 

Como nasceu o Outubro Rosa? 

SPX Outubro Rosa Texto 2

A campanha começou com a Fundação Susan G. Komen for the Cure nos anos 90, porém houve adesão à causa por outras empresas ao longo dos anos. A princípio, o maior foco do Outubro Rosa é o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, também, sobre o câncer de colo de útero. 

A prevenção contra o Câncer de Mama 

Existem hábitos que se incorporados à rotina ajudam a reduzir as chances do tumor. Os principais itens apontados pelo INCA e reforçados pelas campanhas de Outubro Rosa: 

Não fumar: O cigarro contém 4700 substâncias tóxicas e cancerígenas; 

Prezar por uma alimentação saudável: Evitar ultraprocessados e incluir mais alimentos vegetais na dieta; 

Praticar atividades físicas: Atividades Físicas equilibram os níveis hormonais, melhoram a defesa do corpo e ajudam na manutenção de um peso adequado; 

Amamentar: durante o período de aleitamento, ocorre a renovação das células que poderiam ter lesões, diminuindo as chances da doença. Quanto maior for o tempo de amamentação, maior a proteção para a mãe; 

Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas: O álcool pode ajudar no aparecimento do câncer por diferentes mecanismos (danifica o DNA, torna o tecido humano mais sensível a danos, entre outros).

Como diagnosticar o Câncer de Mama 

SPX Outubro Rosa

No Brasil, por ano, são diagnosticados cerca de 60 mil casos de câncer de mama. Nesse sentido,  as formas de identificação da doença são o exame de toque e a mamografia Digital

  • Autoexame

É importante cultivar o hábito de examinar suas mamas por irregularidades como: abaulamentos, irritações, inchaços, vermelhidão, dores, secreções sanguinolentas ou serosas. Assim como é necessário ter atenção também a retração, espessamento e inversão do mamilo ou pele e endurecimento dos nódulos. 

A mamografia é tão importante quanto o exame de toque. Entenda melhor abaixo sua importância. 

  • Mamografia Digital 

Considera-se a mamografia um exame de imagem pois é uma espécie de raio X das mamas. Considerado simples, o procedimento beneficia o diagnóstico precoce do câncer de mama e assim, possibilita a chance de cura em até 95%, de acordo com estudos internacionais e nacionais. 

A mamografia é um procedimento que gera um certo desconforto, porém, sua duração somente de 15 minutos auxilia o processo. Além do câncer, o exame identifica lesões, nódulos e assimetrias nas mamas.

Recomenda-se que mulheres sem histórico familiar entre 50 e 69 anos façam o procedimento a cada dois anos. Porém, mulheres com histórico familiar devem efetuar o exame anualmente a partir dos 35 anos.

O Câncer de Mama é um desafio e é um consenso entre os especialistas que a mamografia associada a exames clínicos das mamas é a melhor estratégia de prevenção da doença.

Prevenção é o Melhor Caminho

A SPX Clínica pode te ajudar a fazer parte dessa onda de prevenção! Agende sua Mamografia Digital e visite regularmente o Ginecologista.

Artigos Relacionados

1