spx-clinica-spx-imagem-pao-pode-prevenir-asma

Pão pode Prevenir Asma? Entenda essa Descoberta!

Fique por dentro da novidade de que um pão pode prevenir asma, após desenvolvimento feito por pesquisadores brasileiros!

 

Antes de mais nada, pesquisadores brasileiros criaram um pão funcional que tem o potencial de prevenir a asma. Essa doença respiratória, por analogia, é responsável por cerca de 350 mil internações anuais no Sistema Único de Saúde (SUS).

A formulação, descrita na revista Current Developments in Nutrition e já patenteada, inclui a levedura Saccharomyces cerevisiae UFMG A-905. Em suma, esse probiótico demonstrou eficácia em atenuar os sintomas da asma em testes com camundongos. No entanto, são necessários novos estudos com voluntários humanos para confirmar os resultados.

Como esse Pão pode Prevenir Asma?

spx-clinica-spx-imagem-como-pao-pode-prevenir-asma

Neste estudo, financiado pela FAPESP, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) inovaram ao incorporar a levedura S. cerevisiae UFMG A-905 à produção de pão de fermentação natural pela primeira vez. O trabalho, contudo, contou com a colaboração de grupos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para avaliar seu potencial, foram testados e comparados três tipos de pães: o primeiro foi fermentado com levedura comercial; o segundo, com a levedura S. cerevisiae UFMG A-905 (denominado pão UFMG-A905); e o terceiro, com S. cerevisiae UFMG A-905 e microcápsulas contendo a mesma levedura viva.

“Incorporamos a levedura viva encapsulada com o objetivo de manter a viabilidade e a atividade do probiótico em face das altas temperaturas atingidas durante o cozimento. Essas microcápsulas também podem proteger compostos bioativos e probióticos, melhorando sua estabilidade, sobrevivência e biodisponibilidade.”

Monitorando os Benefícios do Pão Funcional

Por 27 dias, camundongos com asma foram alimentados com os diferentes tipos de pães. Ao final do experimento, aqueles que receberam os pães fermentados com a levedura S. cerevisiae UFMG A-905 apresentaram menos inflamação nas vias aéreas. Isso foi evidenciada pela diminuição dos biomarcadores de asma, bem como as interleucinas tipo 5 e tipo 13 (IL5 e IL13), proteínas secretadas pelas células do sistema imunológico.

No caso do pão que também continha a levedura microencapsulada, houve uma redução adicional na hiper-responsividade das vias aéreas e nas concentrações da proteína interleucina 17A (IL17A), que está relacionada à asma. Assim, esses resultados são consistentes com estudos anteriores que confirmaram a eficácia da levedura S. cerevisiae UFMG A-905 viva na prevenção da doença.

Próximos Passos na Pesquisa

Apesar das limitações do estudo, bem como a falta de análise de um pão com fermento comercial adicionado de microcápsulas e a ausência de dados sobre a sobrevivência das microcápsulas de S. cerevisiae UFMG A-905 após o cozimento, os cientistas acreditam que já é possível avançar para a próxima etapa: desenvolver um protocolo para avaliar os efeitos do pão com a levedura em humanos.

O potencial desse produto é extremamente interessante”, afirma Borges. “Pão é um alimento natural, que praticamente todo mundo consome, inclusive faz parte da dieta de crianças, e também apresenta fácil distribuição e boa meia-vida em prateleira.

Referência: CNN Brasil.

Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1