- 26 de setembro de 2022
- SPX Imagem
- Comment: 0
- SPX Ultrassonografia Joinville, SPX Ultrassonografia STA, SPX Ultrassonografia TAU, SPX, Dicas de Saúde, SPX, Explica
Pedra na Vesícula: quais os sintomas e tratamentos?
A pedra vesícula pode, muitas vezes, estar acompanhada de febre, náuseas e vômitos.
A condição é uma dor que se manifesta no lado direito do abdômen. Assim, provoca uma dor súbita e intensa, comumente nomeada de cólica biliar. É caracterizada por pequenas pedras que se formam na vesícula biliar, órgão localizado no lobo inferior direito do fígado onde a bile se concentra e de onde é lançada sob a influência de um hormônio intestinal.
Em geral, essas dores acontecem logo após refeições em intervalos de, em média, 30 minutos a 1 hora. Depois que os alimentos são digeridos as dores somem. Pois afinal, a vesícula deixa de ser estimulada fazendo com que a bile não seja liberada.
Para afirmar o diagnóstico de pedra na vesícula, é possível por exames de rotina como, por exemplo, o ultrassom, ou por via de sintomas manifestados.
As causas
Diversos fatores colaboram para as alterações na composição da bile, o que faz com que surjam as “pedras”. Os fatores em geral, são:
- O uso de anticoncepcionais a longo prazo;
- Fumo;
- Colesterol alto;
- Diabetes;
- Dieta pobre em fibras;
- Hipertensão arterial;
- Sedentarismo;
- Histórico na família.
Os sintomas de Pedra na Vesícula
Normalmente, o sintomas se apresentam como:
- Perda de Apetite;
- Enjoos ou vômitos (logo após as refeições);
- Diarreia constantemente;
- Dor forte no lado direito da barriga depois de 1h após a refeição;
- Febre acima de 38°;
- Cor amarelada nos olhos ou na pele.
A bile é um líquido esverdeado e que ajuda na digestão de gorduras. Nesse sentido, a vesícula biliar responsabiliza-se por armazenar a bile. Ao acontecer a digestão, a bile trabalha para atravessar os canais biliares até chegar ao intestino.
Assim, são necessárias visitas aos médicos para detectar o problema logo no início.
O que fazer em caso de suspeitas?
Ao identificar os sintomas, é necessário um gastroenterologista para efetuar os exames. Assim, é possível ter um diagnóstico e detectar o seu problema.
Geralmente, o ultrassom é o exame mais comum para detectar a pedra na vesícula. Entretanto há a possibilidade de fazer exames como a ressonância magnética ou ainda a tomografia computadorizada.
Tratamento
Ao dar o diagnóstico, o gastroenterologista ou o médico responsável indicará o melhor caminho. É necessário ressaltar que é variável entre diferentes pacientes e da proporção que a pedra tomou.
Afinal, em caso de pedras pequenas, somente é necessário medicamentos para eliminá-los, mas são anos para sumirem. Por outro lado, pacientes com pedras maiores precisam fazer cirurgias ou até então ondas de choque.
A SPX Clínica pode te ajudar?
Sim! Em nossas clínicas disponibilizamos exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada para o diagnóstico correto da pedra na vesícula. Agende já!