spx imagem spx clinica Perigos do Sal na alimentacao males do sal artigo blog

Perigos do Sal na alimentação 

Quando ingerimos alimentos com sódio, principal componente do sal de cozinha, em excesso, é possível desencadear muitos problemas à saúde. Assim, mesmo que seja um componente importante para o nosso organismo, as doenças cardiovasculares e renais estão ligadas ao seu consumo. 

Por exemplo, de acordo com um estudo publicado na European Heart Journal, existe uma relação entre mortes antes do 75 anos e  a alta ingestão de sal. Para isso, foram analisados os dados de cerca de 500 mil britânicos, assim, os voluntários que ingressaram no estudo entre 2006 e 2010, foram acompanhados por nove anos.

 

Posteriormente, o resultado foi importante: enquanto pessoas que adicionaram sal ao alimento da mesa tinham um risco 28% maior de morrer de forma prematura, as pessoas que não tinham esse hábito estabeleceram uma porcentagem menor.

Os principais problemas do sal 

Sódio - Sal

À princípio, sabemos que o sódio é o responsável pelo controle de volume dos nossos líquidos do corpo e pela regulação da pressão arterial, assim, é fundamental para o funcionamento do corpo. Porém, o consumo excessivo do produto ocasiona problemas graves, pois afeta nosso equilíbrio interno. 

Nesse sentido, o surgimento de casos de hipertensão arterial está ligada ao consumo excessivo de sal. Em suma, o aumento da pressão ocorre porque, ao chegar na corrente sanguínea, ele produz uma grande alteração no equilíbrio dos líquidos internos. Assim, o seu excesso leva à retenção de água e uma sobrecarga no coração, como resultado, ocasiona um aumento de pressão. 

Em síntese, o fenômeno do aumento da pressão desencadeia diversos danos graves à saúde, inclusive a morte. Dessa forma, a hipertensão pode, por exemplo, lesionar vasos, provocar a doença renal crônica, causar infartos e acidentes vasculares encefálicos, o que chamamos popularmente de derrames.

Simultaneamente, o excesso de sal no organismo também pode ocasionar problemas nos rins, comprometendo o órgão. Ao mesmo tempo, uma grande quantidade de sal também provoca dificuldades de eliminação dessa substância e, analogamente, resulta em cálculos renais. Além disso, existem estudos que indicam que o excesso dessa substância pode, por vezes, desencadear doenças como a esclerose múltipla. 

Sal Comida

 

Qual a quantidade ideal?

De acordo com a A OMS (Organização Mundial da Saúde), a ingestão de sal deve ser feita com cautela para o funcionamento adequado de nosso organismo. Dessa forma, é necessário ingerir, no mínimo, entre 0,1 e 0,5 gramas por dia, porém, o máximo recomendado é de cinco gramas. 

Desse modo, ingerir somente cinco gramas é uma tarefa razoavelmente simples, principalmente com o consumo de produtos industrializados que acumulam uma grande quantidade dessa substância. Afinal, estudos indicam que 77% do sal que obtemos para nosso corpo é proveniente desse tipo de alimento, por isso, seu consumo excessivo é prejudicial. 

Portanto, as doenças que são produzidas pelo consumo de sal em excesso são: 

  • Mau funcionamento dos rins, como cálculo renal e insuficiência renal, pois os rins não conseguem filtrar o excesso de sal;
  • Envelhecimento, doenças autoimunes e osteoporose;
  • Alteração do paladar e problemas de visão.

Siga SPX nas redes sociais e fique sempre atualizado:

Instagram: @spxclinica

Facebook: SPX Clínica

Linkedin: SPX Diagnósticos por Imagem

Artigos Relacionados

1