- 23 de dezembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Pesquisa Mostra Como Ouvir Sintomas de Alzheimer; Entenda!
Em descoberta otimista de cientistas, saiba como ouvir sintomas de Alzheimer para monitorar a condição de forma não invasiva
Cientistas norte-americanos exploram uma abordagem inovadora para identificar os primeiros sinais do Alzheimer: a detecção de sintomas “ouvidos” por meio de microfones auriculares.
A princípio, a apresentação dessa tecnologia ocorreu durante o 187º encontro virtual da Acoustical Society of America, realizado em 19 de novembro de 2024, despertando grande interesse na comunidade científica.
O Alzheimer, desde já, é uma condição neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ele está relacionado a alterações no funcionamento cerebral, resultantes do acúmulo de proteínas anormais e outras mudanças estruturais no cérebro.
Como Ouvir Sintomas de Alzheimer?
Em suma, pessoas com Alzheimer frequentemente apresentam alterações motoras junto com os sinais de declínio cognitivo. Um exemplo disso são os movimentos oculares involuntários, conhecidos como saccades, que se tornam mais lentos, imprecisos ou atrasados. Esses movimentos são considerados um dos primeiros indícios da doença.
Sob o mesmo ponto de vista, a detecção desses movimentos normalmente depende de equipamentos especializados de rastreamento ocular, por vezes inacessíveis para a maioria das pessoas.
Para superar essa limitação, pesquisadores da École de Technologie Supérieure, no Canadá, e da Dartmouth University, nos Estados Unidos, estão investigando o uso de dispositivos mais acessíveis. Eles utilizam um hearable, um tipo de microfone de ouvido, como alternativa prática e inovadora para monitorar esses sinais precoces.
“É um fone de ouvido com microfones intra-auriculares que captura sinais fisiológicos do corpo. Nosso objetivo é desenvolver algoritmos de monitoramento de saúde para hearables, capazes de monitoramento contínuo e de longo prazo, além de detecção precoce de doenças.”
– Miriam Boutros, pesquisadora que apresentou o trabalho no encontro virtual
Como esses Microfones Funcionariam?
Pesquisadores estão testando esses microfones de ouvido para detectar vibrações no tímpano causadas pelos movimentos oculares involuntários em pacientes com Alzheimer. Para avaliar a viabilidade dessa tecnologia, então, eles realizam experimentos com voluntários, fornecendo tanto aparelhos auditivos quanto rastreadores oculares convencionais.
Acima de tudo, o objetivo é identificar sinais associados aos movimentos oculares e diferenciá-los entre padrões saudáveis e sintomas de distúrbios neurológicos, bem como o Alzheimer.
Os cientistas esperam que, no futuro, essa pesquisa resulte eventualmente em dispositivos capazes de monitorar continuamente o Alzheimer e outras doenças neurológicas de maneira não invasiva.
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

6 Hábitos que Ajudam a Evitar o Alzheimer
Veja alguns hábitos que ajudam a evitar o Alzheimer e fortalecer a sua saúde cerebral ao longo da vida, com foco em prevenção!

Como Aliviar Problemas Respiratórios no Calor e Ar Seco?
Descubra como aliviar problemas respiratórios no calor e com ar seco com práticas simples e eficazes. Evite crises antes que elas comecem!

Como Se Prevenir de Hepatites Virais?
Descubra como se prevenir de hepatites virais com medidas simples, eficazes e baseadas em evidências. Proteja sua saúde!

Novo Tratamento para Depressão pode Vir da Inflamação; Veja!
Descubra como a ciência aponta um novo tratamento para depressão, baseado na relação entre inflamação e o sistema nervoso!

Metanol pode Causar Perda Visual? Conheça os Sinais
Entenda como a intoxicação por metanol pode causar perda visual após pesquisa inédita com a população de São Paulo

Brasil: 69% Usam IA para Entender Sintomas
Descubra como o uso de IA para entender sintomas já faz parte da rotina dos brasileiros e quais os impactos dessa tendência. É seguro?
