- 12 de novembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Pesquisa: Por que Sentimos Dor Durante Infecções Virais?
Cientistas apontam motivos para explicar por que sentimos dor durante infecções virais, após teste com camundongos. Saiba mais!
A princípio, um estudo recente publicado na revista Brain, Behavior, and Immunity traz novas perspectivas sobre a dor causada por infecções virais e pode apontar para futuros tratamentos analgésicos.
A pesquisa, em suma, revela que ácidos nucleicos, como o DNA viral, são reconhecidos por um sensor imunológico chamado Sting, encontrado nos neurônios responsáveis pela percepção da dor. Esse reconhecimento, então, ativa um canal específico que está diretamente ligado à sensação de dor.
Por que Sentimos Dor Durante Infecções Virais?
Os cientistas analisaram camundongos infectados com HSV-1, um vírus semelhante ao Varicella-Zoster (que causa catapora e herpes-zóster). Logo, eles perceberam que a ausência do sensor imunológico Sting nos nociceptores levou a uma redução significativa da dor, sem interferir na inflamação ou na quantidade de vírus presente.
Assim, esses resultados indicam que a sinalização via Sting está diretamente ligada à sensação de dor, independente da resposta inflamatória. Essa descoberta, sobretudo, pode ser relevante para outras infecções virais, incluindo o SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), cuja interação com Sting e associação com dor foram recentemente observadas.
A dor é frequentemente um dos primeiros sinais de infecção viral, mas ainda há muitas lacunas sobre como ela é desencadeada. Em suma, as células imunológicas reconhecem os ácidos nucleicos virais, ativando receptores e sinais que levam à resposta imune. Esses receptores e sinais estão igualmente presentes nos nociceptores, responsáveis pela percepção da dor.
O Papel do Mecanismo Imunológico na Dor Viral
Da mesma forma, o pesquisador esclarece que o grupo está investigando o papel desse mecanismo na proteção contra infecções, com o objetivo de desenvolver tratamentos que aliviem a dor sem prejudicar a defesa imunológica.
“A dor sempre foi associada ao processo inflamatório, mas, na última década começou a surgir na literatura científica um novo conceito: o de que microrganismos poderiam ativá-la por meio de seus ‘produtos’. Mais recentemente surgiram evidências de que vírus poderiam ativar neurônios nociceptivos ao expressar alguns receptores, como o Sting“, explica Cunha.
Referência: BBC News Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Osteoporose em Homens: A Importância desse Cuidado Masculino
Você sabia que a presença da osteoporose em homens requer um cuidado especializado e atenção redobrada, apesar de ser mais comum em mulheres?


Nova Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero? Veja!
Uma pesquisa brasileira abre possibilidades para uma vacina terapêutica contra câncer do colo do útero. Descubra mais!


Estudo: Alzheimer pode Começar com Perda de Olfato
Nova pesquisa indica que o alzheimer pode começar com perda de olfato, antes mesmo dos sintomas mais conhecidos da doença


OMS Aponta 1 Bilhão de Pessoas com Problemas Mentais
Estatísticas de pessoas com problemas mentais no mundo é alarmante, e orçamento da saúde à área é ainda pior!


Você Sabe Como se Preparar para uma Mamografia?
O entendimento sobre como se preparar para uma mamografia pode levantar dúvidas e receios nas mulheres. Vamos entender melhor sobre isso?


Entenda Qual o Impacto do Sedentarismo Invisível na Saúde
O impacto do sedentarismo invisível é considerável, mesmo com a realização de atividade física. Entenda esse comportamento!