spx-clinica-spx-imagem-projeto-corpos-cerebros

Projeto irá Analisar Pessoas na Prevenção de Doenças

Tal projeto pode propor métodos inovadores na detecção, tratamento e prevenção de doenças, incluindo o câncer


Um projeto guiado pelo programa UK Biobank está prestes a realizar uma nova análise dos cérebros e corpos de 60 mil voluntários do Reino Unido, com o objetivo de descobrir novas abordagens para tratamento e prevenção de doenças. Essa ação é financiada pelo Medical Research Council, Wellcome Trust, British Heart Foundation e Dementias Platform UK.

Em síntese, através da observação do envelhecimento do corpo, o estudo pode ajudar a identificar quem tem maior probabilidade de desenvolver demência ou diferentes tipos de câncer. Além disso, os resultados da pesquisa já geraram um teste genético capaz de identificar pessoas com maior risco de doença cardíaca coronária.

O que é o UK Biobank?

spx-clinica-spx-diagnostico-projeto-cerebro

O UK Biobank é um projeto de pesquisa científica de grande escala sediado no Reino Unido. Lançado em 2006, ele consiste em um banco de dados de saúde que reúne informações discriminadas sobre a saúde e o estilo de vida de aproximadamente meio milhão de pessoas, entre 40 e 69 anos de idade.

O objetivo dessa atividade é entender melhor os fatores que influenciam a saúde e o desenvolvimento de doenças ao longo da vida. Para isso, os participantes do estudo fornecem dados sobre suas condições de saúde, histórico médico, hábitos de vida, bem como amostras genéticas, de imagens e biológicos.

Dessa forma, os investigadores podem proceder com estudos e análises em larga escala para identificar padrões, fatores de risco, causas e consequências de doenças cardíacas, diabetes e até o câncer, por exemplo.

O UK Biobank, acima de tudo, tem sido uma fonte valiosa de conhecimento para a comunidade científica, promovendo avanços na medicina e na saúde pública. Existem outros bancos de dados biomédicos, no entanto, são de menor porte ou não possuem a mesma longevidade do que o sediado no país europeu.

Segundo o epidemiologista Paul Elliott, da Escola de Saúde Pública do Imperial College London, o amplo banco de exames de voluntários pode aprimorar a compreensão sobre como nossos genes e ambiente influenciam o risco de desenvolver doenças:

“Ele se baseia na capacidade do NHS (serviço público de saúde do Reino Unido) de acompanhar as pessoas por meio de sua ficha médica, com consentimento, e é um exemplo preeminente dos benefícios da pesquisa financiada com recursos públicos”, explicou.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde! 

spx-clinica-spx-diagnostico-redes-sociais

Artigos Relacionados

1