spx imagem spx clinica quais os males do acucar diabete artigo

Quais os males do açúcar?

Entenda como o consumo de açúcar pode prejudicar nossa saúde 

É um fato que  consumir excessivamente açúcar pode prejudicar nossa saúde. Porém, é necessário reforçar ainda mais a conscientização contra esse hábito. Por isso, queremos demonstrar quais os efeitos que essa substância causa em nosso organismo, mesmo em pessoas saudáveis.

TAU

Por que o açúcar faz mal a Saúde?

Açúcar

Para chegar na corrente sanguínea, o açúcar passa pelo pâncreas. A glândula é responsável pela produção de insulina, um hormônio que quebra a glicose,sendo assim, controla a quantidade que irá para o sangue. 

Nesse sentido, o consumo excessivo do açúcar, sem uma rotina saúdavel, pode dificultar o funcionamento do pâncreas, o que faz uma grande quantidade de glicose ser despejada no sangue. Esse processo , junto com hábitos sedentários, podem desencadear efeitos como o Diabetes Tipo 2. 

A quantidade de açúcar permitida por dia

Mesmo que cada organismo tenha diferentes tipos de necessidades, é importante que todos evitem o consumo excessivo de açúcar. De acordo com Associação Americana do Coração (AHA), é recomendado os seguintes limites: 

  • 150 calorias por dia (37,5 gramas ou nove colheres de chá), para homens;
  • 100 calorias por dia (25 gramas ou seis colheres de chá), para mulheres.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar de 10% das calorias totais ingeridas diariamente, o equivalente a 50 gramas de açúcar por dia. Além disso, os especialistas defendem que, ao reduzir o consumo diário para cerca de 5% (25 gramas por dia) das calorias ingeridas, é possível ver benefícios como melhora na imunidade, redução de acne, diminuição da sensação de inchaço, entre outros. 

A presença de açúcar 

Açúcar

O açúcar vai muito além dos doces. Ele está presente em frutas e legumes, de forma natural. Também é adicionado tanto no ato de cozinhar como pelas indústrias alimentícias, principalmente nos ultraprocessados. 

Por isso, é relativamente fácil exceder o limite diário de açúcar recomendável. Para uma redução considerável, é indicado: 

Evite alimentos ultraprocessados: Sucos de caixinha, bolachas recheadas, sopas pré-embaladas, molhos, pizza congelada, cachorros-quentes, salsichas, batatas fritas, refrigerantes, biscoitos comprados em lojas, bolos, doces, rosquinhas, sorvetes e muito mais;

Substitua os alimentos com alto índice glicêmico: Alimentos com carboidratos refinados, por seu alto valor glicêmico, se transformam em açúcar, comidas como o pão branco, arroz branco, macarrão branco etc podem ser alterados por suas respectivas versões integrais. 

Os principais males do açúcar

É reconhecido que uma das principais causas do diabetes é o exagero no consumo de açúcar, a doença cresceu 61,8% entre 2006 e 2016. Isso porque, como explicado, o hábito compromete o funcionamento do pâncreas, órgão responsável pela secreção de insulina. 

Porém, os prejuízos são ainda maiores, o açúcar, se consumido em excesso, está associado ao desenvolvimento de: 

– Obesidade

Devido sua característica em ser rica em calorias, o consumo excessivo de açúcar estimula a produção de células de gordura que se acumulam em nosso corpo, o que facilita o ganho de gordura corporal e a obesidade. 

Além disso, a presença da substância na língua e no intestino, atua como estímulo do sistema nervoso central, o que aumenta a sensação de recompensa, o que estimula a ingestão de mais açúcar. 

– Diabetes tipo 2

O consumo aumenta os níveis de glicose no sangue, diminuindo gradativamente a produção do hormônio insulina no organismo, gerando resistência à insulina e a diabetes tipo 2. 

– Gordura no fígado

Por ser rico em frutose, é um tipo de carboidrato ingerido principalmente pelo fígado. Assim, seu consumo promove a inflamação e aumenta a formação de células de gordura nesse órgão, causando gordura no fígado. 

– Doenças cardiovasculares

O açúcar favorece a pressão alta, aumentando os níveis de ácido úrico no sangue, substância que inibe a ação do ácido nítrico no organismo. Esse óxido nítrico no organismo, ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos equilibrando a pressão arterial, ao inibir a substância no organismo causa a pressão alta. 

– Cáries

O açúcar atua no crescimento e na multiplicação de bactérias na boca, fermentando esse ingrediente que altera o pH dos dentes, causando cáries. 

– Gota

A frutose que contém no açúcar promove o aumento dos níveis de ácido úrico no sangue, causando gota, uma doença inflamatória que afeta as articulações, e gera sintomas de dor ao movimentar a articulação.  

– Disbiose

Consumir açúcar pode causar disbiose, um desequilíbrio na flora intestinal causado pelo aumento no número de bactérias “ruins” e redução de bactérias “boas” no intestino, podendo enfraquecer o sistema imunológico, o que aumenta diarreia e produção de gases. 

Agende seu Clínico Geral na SPX Clínica 

O Clínico Geral da SPX Clínica pode te direcionar para especialistas e identificar problemas decorrentes do consumo de açúcar. Agende já! 

Artigos Relacionados

1