spx-clinica-spx-imagem-remedio-contra-a-obesidade

Remédio Contra a Obesidade: FDA Aprova Novo Medicamento

A FDA aprovou o uso de um novo remédio contra a obesidade e para o controle de peso crônico. Saiba mais sobre seu uso!

 

No dia 8 de dezembro de 2023, a FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, enfim deu sua aprovação para o uso do medicamento tirzepatida, originalmente destinado ao tratamento de diabetes tipo 2, como uma opção para um remédio contra a obesidade, acima de tudo, para o controle de peso crônico.

A oficialização do medicamento, denominado Mounjaro para diabetes, foi estabelecida pela agência, que agora o reconhece também como Zepbound para perda de peso, conforme comunicado oficial.

Fabricado pelo laboratório Eli Lilly, esse medicamento faz parte de uma nova categoria de drogas, juntando-se, assim, a outros como a semaglutida (Ozempic) para diabetes e o Wegovy para perda de peso, ambos ganhando considerável popularidade nos últimos anos.

Indicação para o Novo Remédio Contra a Obesidade

spx-clinica-spx-imagem-indicacao-remedio-obesidade

A princípio, após ser submetido a ensaios clínicos, o Zepbound demonstrou uma notável eficácia, resultando em uma média de perda de peso superior a 20% em doses mais elevadas ao longo de 72 semanas. Logo, esses resultados destacam-se como mais expressivos em comparação com outros medicamentos aprovados para o mesmo fim.

Em síntese, a FDA autorizou o uso do medicamento para indivíduos que enfrentam obesidade ou estão caracterizados como sobrepeso, desde que também apresentem pelo menos uma condição de saúde associada ao peso, bem como pressão alta ou doença cardíaca. Esta indicação é semelhante à concedida ao Wegovy.

Da mesma forma como outros medicamentos da mesma categoria, o Zepbound é administrado através de injeções que os pacientes aplicam em si mesmos semanalmente. No entanto, recomenda-se o uso em conjunto com uma dieta equilibrada e a incorporação de aumento de atividades físicas para otimizar os resultados.

Efeitos Colaterais do Zepbound

Conforme indicado pela FDA, os efeitos colaterais predominantes associados ao Zepbound incluem questões gastrointestinais, como náuseas, vômitos, constipação e diarreia, por exemplo.

Além disso, o rótulo do medicamento será equipado com avisos específicos sobre potenciais riscos, como inflamação do pâncreas, complicações na vesícula biliar, baixos níveis de açúcar no sangue, lesão renal aguda, retinopatia diabética e manifestações de comportamento ou pensamento suicida.

“A obesidade e o sobrepeso são condições sérias que podem ser associadas a algumas das principais causas de morte, como doenças cardíacas, derrame e diabetes. […] À luz do aumento das taxas de obesidade e sobrepeso nos Estados Unidos, a aprovação aborda uma necessidade médica não atendida.”

John Sharretts, diretor da Divisão de Diabetes, Distúrbios Lipídicos e Obesidade da FDA.


Referência: CNN Brasil.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1