spx-clinica-spx-imagem-robo-acelera-diagnostico-de-cancer-de-pulmao

Robô Acelera Diagnóstico de Câncer de Pulmão em Meses; Veja!

Entenda como um novo robô acelera diagnóstico de câncer de pulmão! Ferramenta já é utilizada em hospital do Reino Unido

 

À primeira vista, uma nova ferramenta robótica de ponta ajuda médicos a detectar câncer de pulmão em seus estágios iniciais. O Hospital Wythenshawe, no Reino Unido, se destaca como um dos primeiros a adotar essa tecnologia. Em síntese, ela promete reduzir em meses a espera por diagnósticos e tratamentos.

Conhecido igualmente como “Sistema Endoluminal Iônico” ou sistema Ion, esse dispositivo funciona como um cateter robótico ultrafino. Ele é projetado para acessar as áreas mais desafiadoras do pulmão, permitindo a realização de biópsias de maneira rápida e precisa.

Como um Robô Acelera Diagnóstico de Câncer de Pulmão?

spx-clinica-spx-imagem-como-robo-acelera-diagnostico-de-cancer-de-pulmao

A tecnologia foi então desenvolvida com base no trabalho pioneiro de Wythenshawe no programa Greater Manchester Lung Health Check. Nesse programa, os centros de triagem já diagnosticaram mais de 600 casos de câncer de pulmão, a maioria em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores.

Segundo o Dr. Haval Balata, pneumologista e líder clínico do sistema Ion no Manchester University NHS Foundation Trust, o novo robô está revolucionando o tratamento dos pacientes. Logo, os pacientes podem começar o tratamento ou até receber alta meses antes do que acontece com os métodos tradicionais.

Atualmente, o diagnóstico de câncer de pulmão é feito por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos em pacientes que apresentam sinais suspeitos da doença.

“Ter essa nova tecnologia inovadora disponível para nossos pacientes acessarem é uma mudança radical. À medida que continuamos a expandir com sucesso nosso programa Lung Health Check, estamos diagnosticando cânceres de pulmão em um estágio muito mais precoce, quando as lesões são muito pequenas e difíceis de biopsiar”

Pesquisas Revelam Caminhos Promissores

Por analogia, a biópsia pulmonar guiada por exames de imagem é geralmente utilizada para confirmar lesões patológicas. No entanto, nódulos pulmonares pequenos podem ser difíceis de acessar com os métodos tradicionais. Isso pode atrasar a confirmação do diagnóstico, já que é necessário aguardar o crescimento dos nódulos para realizar o teste.

Como resultado, detectar o câncer de pulmão precocemente aumenta em 20 vezes as chances de sobrevivência após cinco anos, em comparação com os casos diagnosticados em estágios mais avançados.

Referência: CNN Brasil.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1