spxclinica-spximagem-nova-regulagem-embalagens-

Saiba mais sobre a nova rotulagem de alimentos nas embalagens 

Vigente desde o dia 9 de Outubro de 2022, entenda melhor como a nova rotulagem de alimentos vai impactar seu dia a dia 

No ano de 2022, a nova legislação sobre rotulagem de alimentos entrou em vigor. Dessa forma, todas as fabricantes de alimentos no Brasil devem iniciar a se enquadrar no novo padrão. O principal objetivo é facilitar a compreensão das pessoas sobre o valor nutricional dos produtos e o que não é saudável. 

Porém, não é um trabalho fácil ensinar e educar as pessoas sobre como encontrar as informações dadas na embalagem. Quer entender melhor sobre essas mudanças? Leia o texto abaixo!

Por que essa mudança ocorreu? 

A massiva propaganda e procura por alimentos ‘Zero’, ‘Fit’ e Integrais fez com que muitas pessoas fossem induzidas a comprar e sendo enganadas por uma jogada das indústrias. Geralmente, as embalagens declaram alimentos com zero adição de açúcares, mas, na verdade, seus componentes tinham açúcares com nomes diferentes, como, por exemplo, a maltodextrina. 

Outra situação ocorria com os alimentos integrais, de acordo com a nova norma, somente com uma porcentagem de 30% de grãos integrais, o alimento já podem ser vendidos com essa justificativa, mesmo que o resto do produto não seja saudável.

Dessa forma, a principal orientação que os nutricionistas passavam aos pacientes e à população geral era ler a lista de ingredientes. Porém, com a embalagem chamativa, propaganda e os nomes diferentes, as pessoas eram induzidas ao erro, infelizmente. 

Agora, com a nova regra, a leitura ficará mais simples e de fácil leitura para que novos compradores entendam a composição dos produtos. 

Como será essa alteração? 

spxclinica-spximagem-nova-regulagem-embalagens-2
Selos que estarão presentes nas embalagens

Agora, todos produtos precisam apresentar na parte frontal e com um tamanho adequado de leitura, um selo branco e preto que indica a classificação do produto, essas indicações são: 

  • Alto em açúcar adicionado: indica produtos que contém açúcares adicionados, até mesmo os com nomes diferentes, como a maltodextrina, dextrose, xaropes etc. 
  • Alto em sódio: Facilita o entendimento e até o controle sobre a quantidade consumida ao longo do dia do consumo de sódio. Auxilia pacientes hipertensos e com outras doenças crônicas. 
  • Alto em gordura saturada: Este selo indica a quantidade de gordura saturada no alimento. Pode ser determinante para pacientes com doenças crônicas, metabólicas e com riscos coronarianos, por exemplo. 

Também haverão rótulos com mais de alerta, demonstrando alertas duplamente altos e triplamente altos: 

  • Alto em açúcar, sódio e gordura saturada. 

Além disso, outra modificação é no padrão da tabela nutricional, que será sempre com fundo branco e letras pretas, assim, evitando a confusão na leitura. Do mesmo modo, há um grande salto na alimentação de qualidade ao incluir a quantidade de açúcares totais e adicionados, valor energético e de nutrientes para cada 100g ou 100ml e o número de porções por embalagem. 

Dessa forma, essa diferença ajuda na comparação de marcas e embalagens e auxilia as pessoas na escolher a opção mais adequada sem ser enganada pelo rótulo. 

Como a mudança afetará sua vida?

spxclinica-spximagem-nova-regulagem-embalagens-1

Essa alteração é justificada, pois o açúcar, sódio e gordura saturada, podem ser grandes inimigos do coração quando consumidos além das recomendações nutricionais, é o que diz a Socesp – Sociedade de Cardiologia do estado de São Paulo. 

A ingestão dessas gorduras saturadas tem um efeito direto no sistema cardiovascular, aumentando a concentração plasmática de LDL-c, conhecido como colesterol ruim. 

Por outro lado, o sódio está diretamente ligado à hipertensão arterial. Assim como o açúcar, contribui para o excesso de peso, um fator de risco cardíaco. 

O açúcar favorece a pressão alta, aumentando os níveis de ácido úrico no sangue, substância que inibe a ação do ácido nítrico no organismo. Esse óxido nítrico no organismo, ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos equilibrando a pressão arterial, ao inibir a substância no organismo causa a pressão alta. 

São esses ingredientes que encontramos em sucos, refrigerantes, chocolates, biscoitos, entre outros. 

Por isso, regras mais rígidas ajudam na escolha de produtos mais benéficos à saúde. Ao evitar fast foods e priorizar uma alimentação com frutas, legumes, verduras, carnes magras, grãos e cereais ajudam diariamente em uma maior qualidade de vida e saúde. Felizmente, temos informações mais assertivas nas embalagens desses produtos para auxiliar nossa alimentação. 

      Siga a SPX nas Redes Sociais 

      Fique sempre informado sobre novidades médicas, dicas de saúde e qualidade de vida nas redes sociais da SPX Clínica

      Não deixe de nos seguir nas redes sociais! Clique aqui e curta nossas redes!

      Artigos Relacionados

      1