SPX imagem SPX-Clinica-Cancer-de-Prostata--Exames--SPX--PSA

Saiba os principais exames para detectar o câncer de próstata

Que tal conhecer os principais exames para o diagnóstico do Câncer de Próstata?

No mês do Novembro Azul, período onde debatemos várias formas de prevenção contra o Câncer de Próstata, queremos te explicar melhor sobre os principais exames que auxiliam no diagnóstico precoce da doença. O tema é importante pois, quando sabemos mais sobre o assunto, é possível salvar vidas e promover mais qualidade. 

cardio
cardio

Entretanto, ainda existem alguns tabus, produzidos principalmente pela desinformação, levando a desmotivação de alguns homens a realizar seus exames de rotina e prevenção. 

Mas, é preciso ressaltar que os dados são animadores quando esses procedimentos são feitos regularmente: de acordo com o livro Vencer o Câncer, quando o câncer de próstata é diagnosticado logo no início, as chances de cura chegam a 97%. Interessante, não é?

Existem exames cada vez mais precisos na detecção da doença, conheça mais sobre cada um deles no texto abaixo! 

A incidência do câncer de próstata

SPX imagem SPX-Clinica-Cancer-de-Prostata--Exames--SPX--PSA

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) destaca que a cada 3 anos são diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata em território nacional. Isso significa que 1 a cada 9 homens ainda será identificado com o câncer de próstata. 

Geralmente, o câncer prostático atinge homens mais velhos, dessa forma, é uma condição considerada rara naqueles com idade inferior a 40 anos. Dados mostram que 6 em cada 10 casos são em pacientes com mais de 65 anos. 

Nesse sentido, ao diagnosticar tardiamente, o tumor na próstata pode tornar-se grave. Sendo assim, é a segunda principal causa de óbito por câncer no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pulmão. 

Porém, existe um cenário mais favorável, a maioria dos homens diagnosticados com a doença não somente não irão à óbito, como têm grandes chances de terem uma qualidade de vida normal. E é claro, esse contexto só é possível com o diagnóstico precoce. 

Quais são os exames que detectam o câncer de próstata? 

SPX imagem SPX-Clinica-Cancer-de-Prostata--Exames--SPX--PSA

Existem dois principais exames para o rastreamento do câncer: a dosagem de PSA e o toque retal. A combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos. 

Dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) 

O PSA é uma glicoproteína produzida pela células epiteliais da próstata, secretada no líquido seminal, onde permanece em grande concentração. Dessa forma, o normal é que homens tenham níveis baixos de PSA no sangue, portanto, o exame analisa justamente se os níveis da substância estão equilibrados. 

Mede-se o nível de PSA em unidades de nanogramas por mililitro (ng/ml). A chance do câncer de próstata estar presente aumenta à medida que o nível de PSA aumenta. Muitos médicos definem o valor de PSA de 4 ng/ml para decidir se um homem pode precisar de mais exames, o que pode variar entre os médicos. 

Os valores sugeridos como referência variam de acordo com a vida: 

  • Até os 49 anos, considera-se de 0 a 2,5 ng/ml como normal;
  • Entre 50 e 59 anos, o limite sobe para até 3,5 ng/ml;
  • Entre 60 e 69 anos, até 4,5 ng/ml;
  • Entre 70 e 79 anos, até 6,5 ng/ml.

Além disso, o valor do PSA também aumenta (em cerca de 10%) caso haja uma relação sexual no dia anterior ao exame. Por isso, o preparo do exame deve estar incluído com a abstinência sexual de 2 a 3 dias. 

Toque Retal 

O exame de toque retal tem como objetivo detectar alterações na próstata, com a presença de nódulos, endurecimentos ou quaisquer irregularidades. Mesmo que seja desconfortável, é um procedimento que dura somente alguns segundos. 

O exame é considerado fundamental na avaliação prostática, assim como na escolha da melhor forma de tratamento. Pois cerca de 20% dos tumores diagnosticados nesse exame estão presentes em homens que também apresentam níveis de PSA normais. O que revela a doença em estágios iniciais. 

Exames complementares

Caso seja necessário a investigação mais detalhada da região, também são indicados alguns exames de imagem para detectar amostras do tecido prostático e/ou outro local de interesse: 

  • Ultrassom de Próstata: Exame de imagem, não invasivo e indolor, que analisa a bexiga, próstata e as vesículas seminais. Identifica na região cistos, inflamações, tumores, traumas, cálculos e muito mais;
  • Ultrassom de Vias Urinárias: Utilizado na avaliação de órgãos como: rins, ureteres, uretra, bexiga e próstata, no caso dos homens. Pode identificar cálculos (pedras) renais, avaliação de infecção urinária, cistos renais, doença policística renal, entre outros;
  • Ultrassom de Abdome Total: utilizado para avaliar órgãos como os rins, fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço e bexiga. Consegue identificar doenças como aneurismas, cálculos, cistos, tumores e outras.

    Saiba mais sobre a importância da Prevenção contra o Câncer de Próstata! 

    Agende seus exames preventivos contra o Câncer de Próstata na SPX Clínica

    Para que você tenha a melhor experiência durante seus exames preventivos, fale com a SPX Clínica e agende seu melhor horário! Proporcionamos laudos em até 48 horas, atendimento humanizado e tecnologia de alta qualidade!

    Artigos Relacionados

    1