- 4 de fevereiro de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX Cérebro, SPX, Explica
Sono Ruim Acelera Envelhecimento Cerebral e Risco de Demência
Após realização de pesquisa estrangeira, entenda como o sono ruim acelera envelhecimento cerebral e risco de demência!
A princípio, um estudo publicado em outubro de 2024 na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia, destacou a crescente preocupação com os impactos da qualidade do sono na saúde cerebral, principalmente em adultos de meia-idade.
A pesquisa, então, revelou que dificuldades para adormecer ou manter o sono podem acelerar o envelhecimento do cérebro. Em síntese, esses distúrbios do sono afetam diretamente a função cognitiva, aumentando o risco de declínio mental ao longo dos anos.
Como o Sono Ruim Acelera Envelhecimento Cerebral?
Sob a liderança de Clémence Cavaillès, professora da Universidade da Califórnia em San Francisco, a pesquisa indica que a má qualidade do sono pode estar relacionada a um envelhecimento cerebral mais acelerado, estimado em quase três anos extras.
“O que encontramos é uma clara associação entre problemas de sono e sinais de envelhecimento cerebral, o que pode aumentar o risco de demência mais tarde na vida“, avalia a especialista.
O estudo contou com 589 participantes, com idade média de 40 anos. De antemão, os voluntários responderam a questionários sobre seus hábitos de sono. Cinco anos depois, eles foram novamente entrevistados. Em seguida, 15 anos após a primeira coleta de dados, passaram por exames cerebrais para avaliar a idade cerebral.
Resultados e Formas de Tratamento em Evidência
O grupo de participantes que enfrentaram problemas de sono mais graves apresentou uma idade cerebral 2,6 anos superior quando comparado aos voluntários que relataram poucos ou nenhum problema com o sono. Logo, as características mais ligadas ao envelhecimento cerebral foram a má qualidade do sono e as dificuldades para adormecer ou manter-se dormindo.
As cientistas, do mesmo modo, enfatizaram a importância de tratar os distúrbios do sono de forma preventiva. Elas recomendam adotar estratégias simples para manter uma rotina saudável, bem como estabelecer horários regulares para dormir, praticar atividades físicas e evitar substâncias como cafeína e álcool antes de deitar.
"Esses dados são preocupantes, pois indicam que a qualidade do sono pode ter um impacto profundo na saúde do cérebro."
– Kristine Yaffe, coautora do estudo
Perspectivas de Futuro
A expectativa, contudo, é que novas pesquisas se aprofundem em maneiras de melhorar a qualidade do sono e examinem os efeitos a longo prazo dessa prática na saúde cerebral, especialmente entre pessoas mais jovens. A conexão entre o sono e a saúde cognitiva, assim, é um campo em expansão, que exige mais atenção e investimentos.
Segundo o estudo, a conscientização sobre a importância do sono está em crescimento. No entanto, é crucial que tanto os médicos quanto a população em geral compreendam a necessidade de priorizar um descanso adequado.
Referência: Correio Braziliense.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Pesquisadores Criam Tomógrafo de Mama por Ultrassom; Veja!
Conheça a nova tecnologia de Tomógrafo de mama por Ultrassom, desenvolvida por pesquisadores brasileiros a fim de aprimorar o diagnóstico

Alerta: 60% dos Diagnósticos de Câncer Colorretal são Tardios
Fique por dentro dos dados de uma pesquisa sobre diagnósticos de câncer colorretal e por que a descoberta de forma tardia preocupa

Brasil Controla HIV de Mãe para Filho; Saiba Mais!
País avança no combate ao HIV de mãe para filho, reduz óbitos por aids e elimina a transmissão vertical como problema de saúde pública

Até 94,5% de Precisão: IA Detecta Câncer de Pele Agressivo
Entenda como uma IA detecta câncer de pele agressivo com precisão praticamente certeira, e como isso é capaz de transformar diagnósticos

Como Surge o Lúpus? Causa pode Ser Vírus da Infância; Veja!
Você já se perguntou como surge o lúpus? Estudos indicam que vírus da infância pode estar ligado ao desenvolvimento da doença!

Molécula Auxilia na Regeneração de Nervos Após Lesão
Regeneração de nervos após lesão avança com descoberta de molécula que conecta sistema nervoso e imunológico e acelera a recuperação neural!
