- 3 de setembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Spray Nasal contra o Alzheimer: Descubra essa Inovação!
Cientistas desenvolveram um spray nasal contra o Alzheimer, que atua na eliminação do acúmulo de proteínas tóxicas no cérebro
O Alzheimer, antes de tudo, é desencadeado pelo acúmulo de proteínas específicas, como amiloide e tau, no cérebro. Nesse sentido, com o objetivo de combater a doença, pesquisadores da Universidade do Texas focaram na origem desse acúmulo.
Eles desenvolveram, então, um medicamento na forma de spray nasal destinado a destruir esses emaranhados de proteínas. Os resultados de testes realizados em camundongos vivos e em autópsias humanas têm mostrado-se bastante promissores.
Idealização do Spray Nasal contra o Alzheimer
O novo medicamento foi desenvolvido para reconhecer e eliminar a forma mais tóxica das proteínas tau, um dos principais responsáveis pelo Alzheimer. No entanto, para ser eficaz, o medicamento precisava atravessar a “barreira hematoencefálica”, uma estrutura que protege o cérebro de substâncias potencialmente prejudiciais.
Nesse interím, os cientistas encontraram uma solução inovadora: encapsular o composto em pequenas bolhas capazes de atravessar essa barreira protetora. O resultado foi promissor: em testes com ratos de laboratório, uma única aplicação do spray nasal conseguiu remover a proteína tau do cérebro.
Em síntese, após duas semanas de uso, os ratos mostraram uma melhora significativa nas funções cognitivas. A pesquisa foi publicada na revista Science Translational Medicine.
Haverá Testes em Humanos?
Uma revisão abrangente de pesquisas conduzida pela Universidade de Edimburgo, liderada por Soraya Meftah, Claire Durrant e Tara Spires-Jones, revela que, apesar do sucesso inicial com animais, as tentativas de aplicar essa técnica em humanos ainda não tiveram êxito. Embora os testes com ratos tenham mostrado resultados animadores, a transição para seres humanos tem enfrentado desafios.
Ainda assim, o novo spray nasal ainda mantém esperanças promissoras. Testado em amostras de tecido cerebral humano de pacientes falecidos com Alzheimer, demência por corpos de Lewy e doença de Pick, o medicamento não apenas destruiu as proteínas tóxicas, bem como impediu sua produção ao bloquear a liberação de “sementes de tau”.
“Muitas questões permanecem em aberto, incluindo se esse tratamento administrado por via intranasal em humanos permitirá a penetração do anticorpo em doses eficazes em nossos cérebros muito maiores e se há algum efeito colateral potencialmente perigoso, como inflamação.”
– diz trecho da pesquisa
Referência: Portal Olhar Digital.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Nova Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero? Veja!
Uma pesquisa brasileira abre possibilidades para uma vacina terapêutica contra câncer do colo do útero. Descubra mais!


Estudo: Alzheimer pode Começar com Perda de Olfato
Nova pesquisa indica que o alzheimer pode começar com perda de olfato, antes mesmo dos sintomas mais conhecidos da doença


OMS Aponta 1 Bilhão de Pessoas com Problemas Mentais
Estatísticas de pessoas com problemas mentais no mundo é alarmante, e orçamento da saúde à área é ainda pior!


Você Sabe Como se Preparar para uma Mamografia?
O entendimento sobre como se preparar para uma mamografia pode levantar dúvidas e receios nas mulheres. Vamos entender melhor sobre isso?


Entenda Qual o Impacto do Sedentarismo Invisível na Saúde
O impacto do sedentarismo invisível é considerável, mesmo com a realização de atividade física. Entenda esse comportamento!


5 Exames que Ajudam no Diagnóstico Precoce de Câncer
A fim de se promover a qualidade de vida, conheça alguns exames que ajudam no diagnóstico precoce de câncer!