spx-clinica-spx-imagem-tecnologia-de-neuromonitoramento-bebes

A Importância da Tecnologia de Neuromonitoramento Neonatal

Conheça mais sobre a 2ª edição do NeoBrain Brasil, um Congresso Internacional dedicado à abordagem da tecnologia de neuromonitoramento

 

A PBSF (ProtectingBrains&Saving Futures), empresa brasileira comprometida em transformar o cuidado neurológico de recém-nascidos de alto risco em todo o mundo, vem discutindo um importante problema de saúde pública. Com o objetivo de ampliar o debate sobre esse tema crucial, a instituição organizou a 2ª edição do NeoBrain Brasil, a fim de tratar da tecnologia de neuromonitoramento.

O evento é um Congresso Internacional focado em Monitoramento e Neuroproteção Cerebral, discutindo exclusivamente os protocolos para bebês de alto risco em todo o mundo. Em 2024, atraiu mais de 1.100 inscritos, incluindo médicos de todo o Brasil, além de 10 convidados internacionais e apresentações inovadoras com tecnologias como inteligência artificial e realidade mista.

Entre 2010 e 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) registraram 152 milhões de partos de bebês prematuros em todo o mundo. De acordo com o relatório, em 2020, estima-se que 13,4 milhões de bebês nasceram prematuramente, com quase 1 milhão de mortes decorrentes de complicações. 

Olhar Especial para a Tecnologia de Neuromonitoramento para Bebês

spx-clinica-spx-imagem-beneficios-tecnologia-neuromonitoramento

Durante o NeoBrain Brasil2024, além das palestras e demonstrações de cases globais, foram oferecidos espaços dedicados à simulação realística de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal Neurológica Digital (UTI Neon), com equipamentos e modelos interativos para atendimento a recém-nascidos.

Destacou-se também a apresentação da tecnologia Microsoft HoloLens 2, que permite aos médicos acessar informações em tempo real sobre os casos clínicos, aprimorando a tomada de decisões à beira do leito durante os cuidados aos prematuros.

“A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo de neuromonitoramento. Estamos falando da detecção precoce de situações que poderiam causar o óbito ou danos ao cérebro dos bebês. Algo que não seria possível perceber pela análise visual comum”, ressalta o neonatalogista e fundador da PBSF, Dr. Gabriel Variane.

Sobre as Inovações Apresentadas

Com o tema “O Cérebro Prematuro”, o evento proporcionou uma plataforma para a discussão de diversos tópicos, bem como os eixos cérebro-pulmão (manejo ventilatório), cérebro-intestino (nutrição), período de transição fetal, hipotermia terapêutica, e muito mais, além de abordagens menos invasivas no monitoramento neonatal.

A PBSF oferece aos hospitais, tanto públicos quanto privados, um avançado sistema digital que permite reagir rapidamente para salvar a vida de bebês diante de diversas ocorrências neurológicas que podem causar sérios danos às crianças.

Um estudo publicado no JAMA Network Open relatou o registro de 296 bebês que sofreram convulsões durante monitoramento hospitalar. Em 72% dos casos (213), não foram observados sinais identificáveis durante as crises por meio da avaliação clínica tradicional. Assim, a tecnologia da PBSF permitiu a aplicação de tratamento assertivo a tempo de salvar essas crianças. Essa ferramenta está atualmente em uso em 49 hospitais.


Referência: Portal Hospitais Brasil.

Siga a SPX nas Redes Sociais!

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Últimas Notícias

1