- 28 de agosto de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Tratamento para Doenças Autoimunes: Veja Novos Avanços!
Descubra os novos avanços no tratamento para doenças autoimunes através de células regeneradoras encontradas no organismo
Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a princípio, identificaram que as células T regeneradoras, ou linfócitos Tregs, possuem um grande potencial para tratar uma variedade de doenças e lesões relacionadas à regulação do sistema imunológico em diversas partes do corpo.
Essas células, sobretudo, têm a capacidade de promover a recuperação e melhorar a resposta imune. Logo, esse avanço oferece novas perspectivas para o tratamento de condições imunológicas. O estudo foi publicado na revista Immunity.
O Que Explica esse Potencial Tratamento para Doenças Autoimunes?
Em suma, pesquisadores descobriram que as células Tregs, ao contrário do que se pensava, estão presentes em vários tecidos do corpo. Antes, pensava-se que estavam alojadas em locais específicos aguardando ativação pelo sistema imunológico.
Dessa forma, esse novo entendimento revela que as Tregs desempenham um papel mais amplo do que o imaginado, estando ativamente envolvidas em diferentes partes do organismo.
Essa descoberta, então, abre a possibilidade de desenvolver tratamentos mais direcionados, focando em um único órgão em vez de todo o corpo. Isso é especialmente importante porque evita a inibição generalizada do sistema imunológico, reduzindo assim o risco de infecções.
Testes em Camundongos
Ao analisar 48 tecidos diferentes de camundongos, os pesquisadores descobriram que essas células estavam presentes em todos eles. “Agora que sabemos que essas células T reguladoras estão distribuídas por todo o corpo, podemos começar a desenvolver tratamentos de supressão imunológica e regeneração de tecidos direcionados a um único órgão“, explicou Adrian Liston, autor correspondente do estudo, em entrevista ao New Atlas.
Atualmente, os anti-inflamatórios agem de maneira generalizada, afetando o corpo inteiro e inibindo o sistema imunológico como um todo, o que nos torna mais vulneráveis a infecções. No entanto, uma droga desenvolvida anteriormente foi testada nos experimentos com camundongos. Quando administrada, atraiu e aumentou o número de Tregs em um órgão ou tecido específico. Isso resultou em uma supressão localizada da resposta imunológica e favoreceu a cura.
“Existem tantas doenças em que gostaríamos de interromper uma resposta imunológica e iniciar uma resposta de reparação – por exemplo, doenças autoimunes como a esclerose múltipla, e até mesmo muitas doenças infecciosas”
– Adrian Liston
Referência: Portal Olhar Digital.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Osteoporose em Homens: A Importância desse Cuidado Masculino
Você sabia que a presença da osteoporose em homens requer um cuidado especializado e atenção redobrada, apesar de ser mais comum em mulheres?


Nova Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero? Veja!
Uma pesquisa brasileira abre possibilidades para uma vacina terapêutica contra câncer do colo do útero. Descubra mais!


Estudo: Alzheimer pode Começar com Perda de Olfato
Nova pesquisa indica que o alzheimer pode começar com perda de olfato, antes mesmo dos sintomas mais conhecidos da doença


OMS Aponta 1 Bilhão de Pessoas com Problemas Mentais
Estatísticas de pessoas com problemas mentais no mundo é alarmante, e orçamento da saúde à área é ainda pior!


Você Sabe Como se Preparar para uma Mamografia?
O entendimento sobre como se preparar para uma mamografia pode levantar dúvidas e receios nas mulheres. Vamos entender melhor sobre isso?


Entenda Qual o Impacto do Sedentarismo Invisível na Saúde
O impacto do sedentarismo invisível é considerável, mesmo com a realização de atividade física. Entenda esse comportamento!