spx-clinica-spx-imagem-desconhece-que-sao-hipertensos

OMS: Um Terço dos Brasileiros Desconhece que São Hipertensos

Você sabia que apenas um em cada três brasileiros desconhece que são hipertensos? Veja mais detalhes sobre a pesquisa da OMS


Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três brasileiros desconhece que são hipertensos. A enfermidade impacta 50 milhões de indivíduos, representando aproximadamente 45% dos adultos entre 30 e 79 anos. Entre os idosos com mais de 60 anos, a taxa de incidência pode atingir 65%. Apenas um terço dos pacientes busca o tratamento adequado, conforme revelado pelo relatório.

Está relacionado principalmente ao fato de se tratar de uma doença assintomática e ao pouco conhecimento da população dos riscos da falta de controle adequado, como lesões em órgão-alvo e, consequentemente, maior risco de infarto, AVC e morte”, explica o cardiologista Eduardo Segalla, do Hospital Israelita Albert Einstein, sobre o subdiagnóstico.

Por Que Brasileiros Desconhecem que São Hipertensos?

spx-clinica-spx-imagem-pesquisa-hipertensao-brasil

Fatores socioeconômicos, bem como baixa escolaridade e renda, aliados ao consumo excessivo de sal e abuso de álcool, desempenham um papel significativo nesse cenário. A hipertensão, quando negligenciada, resulta em alterações funcionais e estruturais em órgãos vitais, elevando o risco de infartos, derrames, insuficiência cardíaca e morte

Por analogia, as doenças cardiovasculares lideram as estatísticas globais de mortes, hospitalizações e consultas médicas. No Brasil, representam 27% de todos os óbitos, conforme dados do Datasus (Departamento de Informática do SUS) de 2017, com a hipertensão associada a quase metade (45%) desses casos.

Por ser uma doença silenciosa, as pessoas não se preocupam. Nosso estilo de vida, com uma cultura que leva à obesidade e ao sedentarismo, por exemplo, favorece que genes da doença se expressem. É uma verdadeira epidemia, que só piorou após a pandemia”, evidencia a cardiologista Lucélia Magalhães, presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia.


Referência: Folha de S.Paulo.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1