spx-clinica-spx-imagem-inteligência-artificial-diagnóstico-cancer-figado (2)

USP desenvolve Inteligência Artifical que ajuda no diagnóstico de Câncer no Fígado 

Entenda mais sobre o desenvolvimento da Inteligência Artifical que ajuda no Diagnóstico de Câncer no Fígado

O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da USP criou uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para auxiliar no diagnóstico precoce de lesões hepáticas. Nesse sentido, utiliza exames de Tomografia de Abdome, acelerando o tratamento de casos mais graves.

Denominada de HepatIA, essa plataforma tem base em tomografias de cerca de 700 pacientes. Assim, abrangendo desde indivíduos saudáveis até casos de cirrose causada por hepatites e câncer.

spx-clinica-spx-imagem-inteligência-artificial-diagnóstico-cancer-figado (1)

Ao inserir um novo exame na plataforma, a ferramenta realiza uma triagem inicial, fornecendo um possível diagnóstico para confirmação de profissional de saúde. Então, caso haja suspeita de cirrose ou câncer, o paciente entra com prioridade na fila de análise pelos radiologistas.

Os resultados iniciais indicam que a ferramenta apresenta uma precisão de aproximadamente:

  • 94% na identificação automática da fase do contraste;
  • 84% na triagem de alterações no formato do fígado que sugerem cirrose;
  • 70% na triagem da presença de câncer no exame.

Dessa forma, a Inteligência Artificial ajuda no Diagnóstico de Câncer no Fígado e contribui para a prevenção de complicações, aprimora a resposta ao tratamento e aumenta a sobrevida dos pacientes.

A pesquisa foi realizada em colaboração entre o Instituto de Radiologia, o Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas, o Núcleo de Inovação Tecnológica do HC (InovaHC), a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a startup de tecnologia MaChiron.

Siga a SPX nas redes sociais 

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde! 

Artigos Relacionados

1