spx-clinica-spx-imagem-vacina-brasileira-contra-cancer-de-prostata

Conheça a Nova Vacina Brasileira contra Câncer de Próstata

Nova esperança para a medicina, pesquisadores avançam em vacina brasileira contra câncer de próstata, já testada nos EUA

 

O médico gaúcho Fernando Kreutz desenvolveu uma vacina brasileira contra o câncer de próstata, que iniciou seus testes nos Estados Unidos nesta semana. De antemão, a informação foi destacada em uma reportagem do Fantástico exibida no último domingo, 24 de novembro de 2024.

Após 25 anos de pesquisa no Brasil, o imunizante enfim conquistou a aprovação da FDA, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos. A vacina, portanto, se destaca por oferecer tratamentos personalizados, adaptados às necessidades de cada paciente.

Testagem da Vacina Brasileira contra Câncer de Próstata

spx-clinica-spx-imagem-testagem-vacina-brasileira-contra-cancer-de-prostata

O processo da vacina começa com a retirada de fragmentos do tumor do próprio paciente. Em laboratório, eventualmente, os cientistas expandem e modificam essas células cancerígenas, que são então usadas para estimular o sistema imunológico do paciente a combater o câncer.

A princípio, os primeiros 280 voluntários nos Estados Unidos forneceram amostras de seus tumores para a pesquisa. De acordo com o doutor Fernando Kreutz, a aprovação da vacina pela FDA pode acontecer dentro de dois anos, caso os testes apresentem os resultados esperados.

A vacina promete beneficiar milhares de pacientes, especialmente diante da previsão de que os casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, segundo estudo realizado pela The Lancet Commission.

"É uma caminhada de muita resiliência, de muito apoio de diversas partes. Para chegar onde a gente chegou, são literalmente centenas de pessoas que hoje estão trabalhando para isso."

Sequenciamento Genético para Tratamentos Personalizados

Por analogia, pesquisadores utilizarão sequenciadores de última geração para decodificar as células responsáveis pela doença nos participantes do estudo. Logo, o objetivo é traçar o perfil genético dos tumores, possibilitando o desenvolvimento de tratamentos personalizados voltados à população brasileira.

Equipamentos ultrarrápidos adquiridos recentemente irão realizar a análise genética de amostras tumorais de 980 voluntários. Essa abordagem, como resultado, reforça a promessa da vacina de oferecer tratamentos individualizados, ajustados às características específicas de cada paciente.

Referência: Diário do Nordeste.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1