spx-clinica-spx-imagem-variola-dos-macacos-e-emergencia-internacional

OMS Alerta: Varíola dos Macacos é Emergência Internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a varíola dos macacos é emergência internacional. Conheça os sintomas!

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou no dia 14 de agosto de 2024 que o recente surto de mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) na República Democrática do Congo, agora espalhando-se para outros países, foi classificado como uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Assim, essa é a segunda vez em dois anos que a OMS alerta que esta doença infecciosa tem o potencial de se tornar uma ameaça global à saúde. O alerta anterior foi então suspenso em maio do ano passado após a contenção da propagação, levando à percepção de que a situação estava sob controle.

Varíola dos Macacos é Emergência Internacional e Requer Atenção

spx-clinica-spx-imagem-alerta-variola-dos-macacos

Os casos do atual surto de mpox já alcançaram a Europa e a América do Norte. Desde o último surto global em maio de 2022, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 99.518 casos. Sobretudo, sendo mais de 95 mil em regiões onde a doença não havia sido historicamente detectada, com um total de 207 mortes.

Desde janeiro de 2023, a República Democrática do Congo registrou mais de 22 mil casos suspeitos e mais de 1200 mortes, conforme informado pelo CDC na semana passada (7). Logo, isso sugere que o surto atual pode ser até 26 vezes mais letal que o anterior, dependendo da confirmação dos casos.

Principais Sintomas da Mpox

Analogamente, o vírus da mpox é um parente próximo do vírus da varíola humana, erradicada há décadas graças a uma campanha global de vacinação. Ele possui duas linhagens principais: o “clado 1”, que causa quadros mais graves e com maior risco de vida, e o “clado 2”.

No ano passado, portanto, cientistas identificaram que o vírus sofreu mutações em torno de setembro de 2023, permitindo uma transmissão mais eficaz entre pessoas. Nesse sentido, os principais sintomas incluem:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Linfonodos inchados;
  • Erupção cutânea;
  • Cansaço extremo;
  • Calafrios.

“A mpox é conhecida no Congo há mais de 10 anos. Nos últimos dois anos, os casos explodiram e extrapolaram todos os recordes. Isso é algo que deve preocupar a todos, e, por isso, declaramos a doença como emergência internacional, perigo global. Este é o nosso mais alto nível de atenção”

São Paulo Registra Crescimento de 258% em Casos

Desde já, o estado de São Paulo registrou um aumento de 258% nos casos de mpox entre janeiro e julho deste ano. São 315 diagnósticos registrados em comparação aos 88 do mesmo período em 2023, conforme informado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Em outras palavras, a nova variante em circulação, Clade 1b, é mais contagiosa e até 10 vezes mais letal do que a cepa predominante anteriormente (Clade 2). O Comitê de Emergência da OMS emitiu um alerta para conter a escalada de casos na África e prevenir a propagação da doença para outros continentes.

Sobre Vacinação e Maneiras de Diagnóstico

spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-variola-dos-macacos-e-emergencia-internacional

Em suma, a OMS estima que cerca de um milhão de doses de vacina contra a mpox possam ser produzidas ainda esse ano, com a previsão de outras 10 milhões no ano seguinte. A agência internacional solicitou aos países que possuem doses armazenadas desde 2022 que façam doações para as nações afetadas pelo surto atual.

Outro desafio significativo é a ampliação da quantidade de exames e diagnósticos disponíveis. Há uma grande discrepância entre o número de casos suspeitos e diagnosticados, e a oferta de exames que identifiquem a variante mais recente ainda é limitada. Então, melhorar esses aspectos é crucial para entender melhor a nova cepa do vírus e controlar sua propagação.

Referência: Gazeta do Povo.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1