- 10 de dezembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Vírus Cerebral Transmitido por Carrapato: Veja as Descobertas
Algumas pessoas da China apresentaram sintomas inespecíficos, eventualmente ligados à um vírus cerebral transmitido por carrapato
Um relato de caso publicado em 4 de setembro de 2024 no periódico New England Journal of Medicine revelou, de antemão, a identificação de um novo ortonairovírus capaz de atingir o cérebro. A descoberta ocorreu após um homem de 61 anos na China desenvolver sintomas graves.
Nesse sentido, o paciente apresentou febre e disfunção de múltiplos órgãos após ser picado por um carrapato em um parque de pântanos. O vírus, nomeado “vírus das zonas úmidas” ou “WELV” (sigla em inglês para Wetland virus), foi então identificado como o causador da infecção.
O Que se Sabe sobre o Vírus Cerebral Transmitido por Carrapato?
Pesquisadores do Instituto de Microbiologia e Epidemiologia de Pequim investigaram o agente patológico associado ao novo vírus. Após isolar o WELV do paciente, a equipe conduziu experimentos em camundongos para avaliar sua capacidade de causar doenças.
Segundo os cientistas, o WELV pertence ao gênero Orthonairovirus sp. da família Nairoviridae, estando intimamente relacionado ao vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo.
Logo, para compreender sua prevalência, os especialistas analisaram quadros clínicos de pacientes com febre e histórico de picadas de carrapato. O estudo, como resultado, revelou 17 casos de infecção por WELV em quatro regiões da China.
Observações Pertinentes
Os pacientes infectados pelo WELV eventualmente manifestaram sintomas variados e inespecíficos, possivelmente relacionados ao contágio. Entre os sinais mais comuns, por exemplo, estavam tontura, dor de cabeça, mal-estar, dores musculares, artrite e dor nas costas.
Em menor frequência, os pesquisadores observaram petéquias — pequenas manchas na pele ou mucosas causadas por sangramentos capilares —, inchaço localizado nos gânglios linfáticos e sintomas neurológicos.
O diagnóstico de infecção pelo WELV foi confirmado através de exames laboratoriais. Os resultados revelaram baixos níveis de glóbulos brancos e uma contagem reduzida de plaquetas, bem como elevações no d-dímero, indicando a presença de coágulos sanguíneos, e na lactato desidrogenase, marcador associado a danos nos tecidos.
Alterações Celulares, Danos Cerebrais e Vetores Confirmados
O vírus identificado no paciente picado demonstrou efeitos citopáticos nas células do revestimento da veia umbilical humana, causando alterações estruturais significativas. Em camundongos, por sua vez, a injeção abdominal do patógeno confirmou sua capacidade de provocar danos cerebrais graves e, em alguns casos, a morte.
Do mesmo modo, testes sorológicos realizados em oito pacientes recuperados mostraram uma concentração quatro vezes maior de anticorpos específicos do WELV em comparação às amostras coletadas durante a fase aguda da infecção.
A investigação de campo também detectou RNA viral em cinco espécies de carrapatos, além de ovelhas, cavalos, porcos e zokors (um tipo de roedor) no nordeste da China. O carrapato Haemaphysalis concinna atua como um vetor primário, transmitindo o WELV para animais, que podem perpetuar o ciclo por meio de transmissão transovariana.
“Os sintomas iniciais da infecção por WELV se manifestam [em humanos] como uma doença inespecífica, necessitando, portanto, de um diagnóstico diferencial de outras doenças transmitidas por carrapatos.”
– Autores do estudo
Referência: Revista Galileu.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias
Entenda os Riscos de Ficar Sentado por Muito Tempo
Você já parou para pensar sobre os riscos de ficar sentado por muito tempo? Saiba que até seu coração pode estar em perigo!
Alerta: Casos de AVC em Jovens no Brasil Crescem 18%
Relatório de revista científica aponta um aumento preocupante de casos de AVC em jovens no Brasil; número chega a quase 15% no mundo todo
Como a Glicemia Descontrolada Afeta o Cérebro das Mulheres?
Estudo relata de que forma a glicemia descontrolada afeta o cérebro das mulheres e compromete as funções cerebrais
Estudo Inédito: 1 em Cada 30 Crianças Brasileiras Tem Autismo
Crianças brasileiras tem autismo com alguma frequência, segundo pesquisa realizada no Rio Grande do Sul (RS)
Como a Locação de Equipamentos pode Otimizar Seus Serviços?
Entenda quais os benefícios e de que forma a locação de equipamentos pode otimizar seus serviços e a clínica como um todo!
Quais as Causas da Osteomielite? Veja Tudo Sobre essa Condição
Você já ouviu falar sobre essa condição? Entenda quais as causas da osteomielite e saiba como se prevenir desse problema