spx-clinica-spx-imagem-vitaminas-c-e-e-estimulam-crescimento-do-cancer

Vitaminas C e E Estimulam Crescimento do Câncer, Aponta Estudo

Estudo científico descobriu que as vitaminas C e E estimulam crescimento do câncer. Entenda como acontece o processo!


Você sabia que as vitaminas C e E estimulam crescimento do câncer? De antemão, essa revelação provém de um estudo publicado no periódico The Journal of Clinical Investigation. De maneira irônica, esses antioxidantes desencadeiam um mecanismo que promove a formação de novos vasos sanguíneos em tumores, facilitando a disseminação da metástase.

Em síntese, a pesquisa concentrou-se na análise da proteína BACH1. Tal proteína é ativada quando os níveis de radicais livres de oxigênio no corpo diminuem, um fenômeno que pode ocorrer quando antioxidantes adicionais são incorporados à alimentação.

Como Vitaminas C e E Estimulam Crescimento do Câncer?

spx-clinica-spx-imagem-vitaminas-e-o-cancer

Para que os tumores cresçam, é necessário um fornecimento constante de sangue rico em oxigênio e nutrientes, demandando a formação de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes. Em condições de hipóxia, quando os tecidos ficam com baixos níveis de oxigênio, as células cancerígenas enviam sinais químicos para induzir as células que revestem os vasos sanguíneos a formarem novos vasos.

Sob o mesmo ponto de vista, os antioxidantes ativam um mecanismo que promove a formação de novos vasos sanguíneos em tumores cancerígenos, desafiando a concepção anterior de que os antioxidantes teriam um efeito protetor.

Embora geralmente eliminem os radicais livres de oxigênio nas células do corpo, prevenindo ou reduzindo danos causados pelo estresse oxidativo, especialistas ressaltam que não há motivo para temer antioxidantes presentes em alimentos regulares. No entanto, para pacientes com câncer ou pessoas com alto risco de desenvolver a doença, a ingestão excessiva pode ser potencialmente perigosa.

Desenvolvimento do Câncer

Em uma análise anterior, pesquisadores da Washington University School of Medicine, em St. Louis, empreenderam um estudo para compreender o desenvolvimento do câncer. Eventualmente, ao sequenciar os genomas das células cancerígenas, identificaram cerca de 300 genes que desempenham um papel crucial no desenvolvimento do câncer.

Os cientistas observaram que, em muitos casos, uma grande quantidade de mutações não resulta necessariamente em uma produção abundante de proteínas anormais, que são o alvo do sistema imunológico quando ele ataca um tumor. Essa descoberta pode explicar por que alguns pacientes com câncer não respondem à imunoterapia, mesmo quando se espera que o façam.


Referência: Canal Tech.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1