spx-clinica-spx-imagem-avancos-da-medicina-contra-o-cancer

Conheça 5 Avanços da Medicina contra o Câncer

Encontro mundial da oncologia trouxe algumas novidades promissoras quanto aos avanços da medicina contra o câncer. Saiba mais!

 

Em junho de 2025, aconteceu o maior encontro mundial de oncologia, organizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago, nos Estados Unidos. Antes de mais nada, eventos como esse são fundamentais, pois permitem a troca de experiências e ideias entre pesquisadores que muitas vezes se comunicam apenas virtualmente.

Acima de tudo, a urgência do tema não pode ser ignorada: o câncer segue em ascensão, inclusive entre jovens, e representa a segunda principal causa de morte no mundo. Portanto, neste artigo, reunimos cinco avanços recentes da medicina contra o câncer, que se destacaram durante o evento e reforçam a luta contínua contra a doença.

Fique por Dentro: 5 Avanços da Medicina contra o Câncer

spx-clinica-spx-imagem-motivo-envelhecimento-aumenta-o-risco-de-cancer

A medicina oncológica evolui rapidamente, oferecendo novas possibilidades de diagnóstico e tratamento. Essas inovações não apenas aumentam as chances de cura, bem como melhoram a qualidade de vida dos pacientes, tornando a luta contra o câncer cada vez mais eficaz e personalizada.

A seguir, conheça algumas delas:

1 – Medicamentos Emagrecedores Reduzem Risco

A princípio, pesquisadores identificaram evidências de que medicamentos para emagrecimento podem ter ligação a uma redução modesta no risco de desenvolvimento de câncer. O estudo analisou pelo menos 14 tipos de tumores relacionados à obesidade, incluindo câncer de cólon, reto e fígado.

A equipe examinou dados de mais de 85 mil pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade, constatando uma queda de 16% nos casos de câncer de cólon e de 28% nos de reto. Além disso, os resultados mostraram uma redução de 8% na mortalidade por todas as causas.

Esses medicamentos, famosos no controle de peso, foram inicialmente desenvolvidos para tratar diabetes tipo 2. Basicamente, eles mimetizam o hormônio GLP-1, promovendo maior sensação de saciedade e, consequentemente, reduzindo o consumo calórico.

2 – Combinação Poderosa contra o Câncer do Colo do Útero

Ainda em andamento, um estudo brasileiro foca em pacientes com câncer em estágio avançado. Em suma, a pesquisa testa a combinação de imunoterapia — com nivolumabe e ipilimumabe — junto ao tratamento convencional, a quimiorradioterapia.

Com o objetivo de melhorar a taxa de cura e frear o avanço do tumor, os pesquisadores aplicam a imunoterapia antes e durante o tratamento padrão. No total, 116 pacientes participaram do estudo entre 2022 e 2024. As conclusões estão previstas para serem divulgadas em 2028.

3 – Terapia CAR-T contra Tumores

Há anos, os cientistas trabalham para expandir a terapia CAR-T — que revolucionou o tratamento de cânceres hematológicos ao reprogramar células do próprio sistema imune para combater a doença — para tumores sólidos.

Na última ASCO, foram confirmados avanços nesse sentido, especificamente em pacientes com câncer renal. Inicialmente, células de doadores saudáveis foram programadas para atacar tumores que apresentavam um marcador específico.

Quase 40 pacientes receberam a terapia, apresentando respostas positivas. Como resultado, as taxas de resposta variaram entre 20% e 33%, com resultados promissores ao longo de cerca de 7 meses de acompanhamento.

4 – Inteligência Artificial contra o Câncer de Mama

No câncer de mama, uma nova ferramenta de inteligência artificial auxilia na padronização da interpretação de exames, aumentando a precisão dos patologistas na identificação de tumores com expressão HER2 baixa e ultrabaixa — casos que poderiam ser classificados erroneamente como HER2-negativos.

O estudo, sobretudo, envolveu mais de 100 especialistas de 10 países da Ásia e América do Sul, incluindo o Brasil. Segundo o ensaio apresentado como pôster no congresso, o uso da IA elevou a precisão diagnóstica em quase 22%.

O acompanhamento de mais de dois anos mostrou que a combinação de medicamentos reduziu em 44% o risco de progressão da doença ou morte. Além disso, cerca de 70% dos pacientes submetidos ao novo protocolo não apresentaram crescimento ou disseminação do câncer, em comparação com 52% no grupo que seguiu o tratamento padrão.

E a inovação não para por aí: pesquisas recentes propõem monitorar os efeitos do tratamento por meio de um exame de sangue.

5 – Esperança contra o Câncer de Pulmão Avançado

No câncer de pulmão, um ensaio clínico recente demonstrou que pacientes em estágio avançado da doença, principalmente o câncer de pulmão de pequenas células, podem se beneficiar da terapia de manutenção com combinação de fármacos. Entre os resultados, destacou-se uma redução de 46% no risco de progressão da doença para aqueles que receberam a nova abordagem.

O estudo de fase 3, denominado IMforte, indicou que a metodologia diminui igualmente o risco de progressão da doença ou morte. Ao todo, 660 participantes sem histórico de metástase para o cérebro ou medula foram incluídos, vindos de 91 centros de pesquisa distribuídos em 13 países.

Referência: Veja Saúde.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1