Santana de Parnaíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Santana de Parnaíba
11 | 97547-2518

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 9234-6918

5 dúvidas sobre a Densitometria Óssea

A Densitometria óssea é um procedimento indolor e seguro que dura no máximo 15 minutos. O exame possibilita o diagnóstico por imagens, é muito semelhante às do raio-x e pode detectar sinais precoces da perda de espessura óssea e mineral. 

Para identificar doenças como osteopenia, uma condição relacionada à perda de massa óssea e que pode evoluir para a osteoporose, condição que aumenta o risco de fraturas. Normalmente, atinge idosos com baixa absorção de cálcio. 

Como é o exame de Densitometria Óssea?

O foco do procedimento, usualmente, é feito na região da coluna lombar e região proximal do fêmur, podendo incluir o colo do fêmur e total. 

No primeiro momento, o paciente veste uma roupa própria fornecida pela clínica e deita na maca esperando o aparelho chamado densitômetro passar pela área de interesse. O aparelho fica bem afastado, por isso não causa desconforto para quem tem problemas de claustrofobia. 

O exame é considerado rápido, com duração de no máximo 15 minutos e totalmente indolor. Assim, os resultados são instantâneos. Regiões como o colo do fêmur, são onde as fraturas estão relacionadas com complicações mais graves e nas vértebras lombares, onde a perda óssea costuma ser maior e mais rápida. 

Agora que você entendeu melhor como o exame funciona, respondemos as principais dúvidas sobre o exame abaixo. 

O exame é indicado para qual faixa etária?

Não existe nenhum tipo de limitação de idade para fazer o exame. Porém, mulheres de 65 anos ou mais e homens de 70 anos ou mais são os mais indicados. Mulheres com mais de 50 anos com fatores de risco (falta de vitamina D e doença de Crohn) devem fazer os exames de rotina a cada 5 anos.

Quem deve realizar o exame regularmente?

Adultos com comorbidades, por exemplo, artrite reumatoide, lúpus, espondilite anquilosante, ou que fazem uso crônico de medicamentos podem sofrer com a perda de massa óssea. 

Quem não pode fazer a densitometria óssea?

Grávidas e pessoas com peso acima de 120 quilos têm contraindicação para efetuar o exame.

Como é o preparo para o exame?

No dia do exame, evite o uso de colares, jóias, pulseiras e sutiãs com aros de ferro. Não é preciso jejum, mas fique atento em algumas substâncias que não podem ser tomadas:

  • Comprimidos com cálcio nas 24 horas antes do exame; 
  • Pílulas de vitaminas ou suplementos minerais na manhã do exame;
  • Contraste utilizado em exames de imagem. 

Como é o pós exame da densitometria óssea?

Não existe nenhuma recomendação após o exame.

Tirou suas dúvidas? Está procurando um lugar para fazer sua densitometria? Na SPX oferecemos exames e consultas especializadas no que você precisar. 

Marque seu exame pelo link: https://bit.ly/SPXClinica

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Enable Notifications    OK No thanks