OMS Alerta: 80% dos Melanomas São Causados por Raios UV
Você sabia que uma grande parcela dos casos de melanomas são causados por raios UV? Dados da entidade expõe as estatísticas
O melanoma cutâneo está aumentando rapidamente, mas, felizmente, na maioria dos casos, pode-se prevení-lo. Pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) estimam que 80% dos casos de melanoma são causados pela exposição aos raios ultravioleta (UV).
A IARC destaca, da mesma forma, que a exposição aos raios UV é responsável por uma parcela maior dos casos em homens (86%) do que em mulheres (79%), segundo um comunicado divulgado em maio deste ano.
Pesquisa: Grande Parte dos Melanomas são Causados por Raios UV
Em 2022, se registrou quase 332.000 casos de melanoma cutâneo no mundo. Destes, cerca de 267.000 tiveram causa devido à exposição aos raios ultravioleta (UV), de acordo com um estudo na revista International Journal of Cancer (IJC). No mesmo ano, sobretudo, o melanoma provocou aproximadamente 58.700 mortes.
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, em vinculação com a Organização Mundial da Saúde (OMS), explica que o impacto do melanoma varia bastante entre as regiões do planeta. Isso acontece devido a diferentes níveis de exposição aos raios UV e ao risco muito maior de desenvolver melanoma em pessoas com pele clara.
Sob o mesmo ponto de vista, as regiões que apresentam as maiores taxas desse câncer atribuível aos raios UV — mais de 95% dos casos — são Austrália/Nova Zelândia, norte da Europa e América do Norte.
Números se Mostram Alarmantes
De maneira idêntica, uma projeção recente da OMS estima que, até 2040, haverá mais de 510.000 novos casos de melanoma e 96.000 mortes. Esses números representam aumentos de 50% e 68%, respectivamente.
O melanoma é um tumor de pele grave que pode parecer uma pinta. No entanto, ele geralmente apresenta sinais bem como assimetria, bordas irregulares, múltiplas cores e alterações no tamanho ou aspecto.
Quais as Recomendações da OMS?
A Organização, acima de tudo, recomenda algumas medidas para a prevenção do câncer de pele, que podem ser resumidas em:
-
Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h, quando os raios UV são mais intensos.
-
Use protetor solar com fator de proteção adequado e reaplique a cada duas horas, especialmente após nadar ou suar.
-
Use roupas que protejam a pele, como chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas de tecido fechado, por exemplo.
-
Evite o uso de câmaras de bronzeamento artificial, que também emitem radiação UV prejudicial.
-
Realize autoexames regulares da pele para identificar sinais suspeitos, como pintas que mudam de cor, tamanho ou formato.
-
Consulte um dermatologista para avaliações periódicas, principalmente se tiver histórico familiar ou pele clara.
Referência: Portal G1.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Tratamento Inovador para Esclerose Múltipla Usa Genética; Veja!
Um estudo pioneiro se baseia na genética para formular um tratamento inovador para esclerose múltipla, e entender a resposta a medicamentos

OMS: Brasil Não Atinge Meta e Casos de Tuberculose Crescem
País registra que casos de tuberculose crescem nos últimos anos e redução da incidência da doença fica cada vez mais distante

O Apoio da Inteligência Artificial no Combate à Pandemias
Entenda a importância e necessidade dos algoritmos de inteligência artificial no combate à pandemias e controle da disseminação

Tecnologia Revela Carótidas com Alto Risco de AVC; Veja!
Inteligência artificial identifica carótidas com alto risco de AVC e pode mudar a prevenção da doença antes dos sintomas aparecerem

Autismo em Idosos: Análise Aponta Cerca de 300 Mil Casos
Um novo estudo revela que o autismo em idosos atinge grande parte no Brasil e amplia o olhar sobre diagnóstico tardio

3 Inovações de Inteligência Artificial em Neurocirurgia
Veja algumas inovações de inteligência artificial em neurocirurgia que estão transformando diagnósticos, cirurgias e a precisão no cuidado!


