- 23 de abril de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, SPX, Explica
O Impacto dos Fatores Socioambientais nos Ataques Cardíacos
Entenda mais sobre o impacto dos fatores socioambientais nos ataques cardíacos com base em um estudo recente!
À primeira vista, uma pesquisa divulgada pelo Journal of the American Heart Association indicou que indivíduos residentes em regiões afetadas por adversidades ambientais, bem como poluição atmosférica, tráfego intenso e escassez de áreas verdes, enfrentam um aumento significativo no risco de desenvolver doenças cardiovasculares e sofrer derrames cerebrais.
Acima de tudo, a pesquisa fornece uma base sólida para a formulação de políticas públicas que visem enfrentar as raízes da pobreza, promover a revitalização urbana, garantir educação pública de qualidade, implementar programas de criação de empregos e oferecer habitação acessível.
“Nosso objetivo é capacitar a comunidade de saúde para melhor informar os pacientes sobre os fatores ambientais que eles encontram diariamente. Os pacientes, por sua vez, ganham a capacidade de reduzir a sua exposição a condições ambientais prejudiciais”, afirma o cardiologista Sarju Ganatra.
Qual o Impacto dos Fatores Socioambientais nos Ataques Cardíacos?
Sob a liderança de Ganatra, que também é vice-presidente do departamento de medicina para pesquisa e diretor do Programa de Cardio-Oncologia e Programa Cardio-Metabólico Sul-Asiático no Lahey Hospital and Medical Center, o estudo empregou o Índice de Justiça Ambiental como ferramenta para avaliar desigualdades ambientais em diversas regiões dos Estados Unidos.
Eventualmente, a análise revelou que os residentes em áreas com menor qualidade ambiental enfrentavam:
- 1,5 vezes mais incidência de hipertensão e obesidade;
- 1,6 vezes maior taxa de artérias obstruídas;
- 1,8 vezes mais casos de doença renal crônica;
- 2 vezes mais chances de sofrer AVC e desenvolver diabetes tipo II;
Além disso, constatou-se que cerca de 30% de todos os residentes dos EUA com idades entre 18 e 44 anos, 21% dos adultos negros e a maioria dos adultos hispânicos viviam em áreas com maior risco ambiental.
Limitações e Perspectivas Futuras
Apesar de evidenciar uma forte correlação entre fatores socioambientais e doenças cardiovasculares, a pesquisa ainda enfrenta limitações que impedem a comprovação de causa e efeito devido à natureza dos dados utilizados para a análise. Nesse sentido, a equipe responsável pelo estudo enfatiza a necessidade de conduzir mais pesquisas para reforçar os achados.
O Índice de Justiça Ambiental, portanto, integra dados do Gabinete do Censo, da Agência de Proteção Ambiental, da Administração de Segurança e Saúde das Minas e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Referência: Portal Afya.
Siga a SPX nas Redes Sociais!
Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!
Últimas Notícias


Nova Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero? Veja!
Uma pesquisa brasileira abre possibilidades para uma vacina terapêutica contra câncer do colo do útero. Descubra mais!


Estudo: Alzheimer pode Começar com Perda de Olfato
Nova pesquisa indica que o alzheimer pode começar com perda de olfato, antes mesmo dos sintomas mais conhecidos da doença


OMS Aponta 1 Bilhão de Pessoas com Problemas Mentais
Estatísticas de pessoas com problemas mentais no mundo é alarmante, e orçamento da saúde à área é ainda pior!


Você Sabe Como se Preparar para uma Mamografia?
O entendimento sobre como se preparar para uma mamografia pode levantar dúvidas e receios nas mulheres. Vamos entender melhor sobre isso?


Entenda Qual o Impacto do Sedentarismo Invisível na Saúde
O impacto do sedentarismo invisível é considerável, mesmo com a realização de atividade física. Entenda esse comportamento!


5 Exames que Ajudam no Diagnóstico Precoce de Câncer
A fim de se promover a qualidade de vida, conheça alguns exames que ajudam no diagnóstico precoce de câncer!