Análise: Transtornos Mentais e Doenças Reumáticas Autoimunes
Entenda como os transtornos mentais e doenças reumáticas autoimunes podem estar relacionados; confira os resultados do estudo!
Pacientes com doenças reumáticas imunomediadas (DRIM) geralmente enfrentam uma redução na qualidade de vida devido a fatores físicos e psicológicos, possivelmente relacionados à atividade da doença, características individuais e tratamentos. Isso os coloca em maior risco de desenvolver transtornos mentais, embora a relação causal ainda não seja totalmente compreendida.
Nesse sentido, um estudo liderado por Chu et al. buscou avaliar a incidência de transtornos mentais em pacientes com DRIM e comparar essas incidências entre diferentes tipos de DRIM.
Estudo: A Relação entre Transtornos Mentais e Doenças Reumáticas Autoimunes
O estudo foi realizado retrospectivamente com base em uma população de mais de 1.000.000 de indivíduos selecionados aleatoriamente a partir de um banco de dados do governo de Taiwan. Nele, indivíduos diagnosticados com doenças consideradas catastróficas pelo governo podem solicitar registro para receber benefícios, bem como tratamento de saúde gratuito, após diagnóstico médico.
Em suma, entre as DRIM analisadas estavam o lúpus eritematoso sistêmico (LES), a artrite reumatoide (AR), a esclerose sistêmica (ES), a dermatomiosite (DM), a polimiosite (PM) e a síndrome de Sjögren (SS).
Para garantir a precisão dos resultados, então, pacientes com histórico prévio de transtornos mentais, em uso de antidepressivos ou com dados sociodemográficos ausentes foram excluídos da análise.
Metodologia do Estudo
A princípio, os diagnósticos das DRIM foram estabelecidos por meio da identificação de códigos do CID-9 relacionados às seis condições mencionadas anteriormente. Para os transtornos mentais, considerou-se o registro de códigos compatíveis com o transtorno por meio de três consultas ou mais, ou um registro de internação.
A incidência de transtornos mentais foi eventualmente avaliada e comparada entre pacientes com diferentes DRIM, com análises dos fatores de risco associados por meio de regressão multivariada de Cox. Ademais, foram realizadas análises de sensibilidade para garantir a robustez dos resultados.
Quais Foram os Resultados Obtidos?
No estudo, foram examinados 28.588 pacientes, com uma idade média de 47,4 anos. A maioria era do sexo feminino (76,4%) e cerca de 45,7% residiam em áreas suburbanas. As doenças reumáticas mais comuns entre os participantes foram a artrite reumatoide (AR), presente em 50,8% dos casos, seguida pela síndrome de Sjögren (SS) em 22,4% e pelo lúpus eritematoso sistêmico (LES) em 21,0%.
Dessa forma, a incidência acumulada de transtornos mentais nas doenças reumáticas imunomediadas (DRIM) foi significativa, afetando aproximadamente 20% de todos os pacientes com DRIM analisados.
Os resultados da análise comparativa indicaram que pacientes com LES, SS e DM apresentaram um risco aumentado de desenvolver transtornos mentais em comparação com aqueles com AR como comparador. De maneira idêntica, pacientes com LES, ES, SS, DM e PM mostraram uma maior probabilidade de necessitar do uso de antidepressivos.
Referência: Portal Afya.
Siga a SPX nas Redes Sociais!
Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!
Últimas Notícias

Calcificações na Mamografia: Benignas ou Suspeitas?
Descoberta de calcificações na Mamografia? Entenda quando são benignas, quando exigem atenção e quais os próximos passos no diagnóstico

Tratamento Inovador para Esclerose Múltipla Usa Genética; Veja!
Um estudo pioneiro se baseia na genética para formular um tratamento inovador para esclerose múltipla, e entender a resposta a medicamentos

OMS: Brasil Não Atinge Meta e Casos de Tuberculose Crescem
País registra que casos de tuberculose crescem nos últimos anos e redução da incidência da doença fica cada vez mais distante

O Apoio da Inteligência Artificial no Combate à Pandemias
Entenda a importância e necessidade dos algoritmos de inteligência artificial no combate à pandemias e controle da disseminação

Abaulamento e Hérnia pela Ressonância da Coluna: E Agora?
Visualizar abaulamentos e hérnia pela Ressonância da coluna é preocupante? Saiba quais os próximos passos após o exame!

Criança com Febre: O Que Fazer?
Veja as principais orientações para criança com febre e saiba quando agir, como cuidar em casa e quando procurar ajuda médica



