Datafolha: 59% dos Brasileiros Estão Acima do Peso
Segundo a pesquisa, números sobre a obesidade evidenciam que os brasileiros estão acima do peso, podendo causar sérias implicações à saúde
A princípio, uma pesquisa conduzida pelo Instituto Datafolha em colaboração com a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk revelou que 59% dos brasileiros estão com sobrepeso ou obesidade, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes.
O estudo, intitulado “Meu Peso, Minha Jornada”, em suma, teve uma abrangência nacional e entrevistou 2.012 brasileiros, com uma idade média de 43 anos. O levantamento, então, visou explorar as percepções dos brasileiros sobre sobrepeso e obesidade, condição reconhecida como doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Brasileiros Estão Acima do Peso: Um Contraste da Saúde
De antemão, a pesquisa revela uma discrepância notável entre a percepção de saúde e a realidade sobre doenças crônicas entre os entrevistados. Isso porque 64% dos participantes consideram sua saúde como “boa” ou “muito boa”.
Por outro lado, apenas 51% afirmam não ter problemas de saúde como pressão alta, colesterol elevado, problemas nas articulações e sobrepeso ou obesidade. Logo, há uma diferença de 13 pontos percentuais entre a autoavaliação e a realidade.
Por fim, entre aqueles com sobrepeso e obesidade, a discrepância é ainda mais significativa: 61% relatam ter uma boa saúde, mas apenas 42% dizem não enfrentar problemas de saúde, resultando em uma diferença de 19 pontos percentuais. Isso sublinha a necessidade de uma avaliação mais realista e detalhada das condições de saúde.
“Esse desencontro é preocupante, especialmente porque no Brasil cerca de 74% dos óbitos estão relacionados a doenças associadas à obesidade. Por isso, a pesquisa é um importante passo para entendermos as percepções dos brasileiros em relação à obesidade e a magnitude do problema que estamos enfrentando, e nos ajuda a pensar em soluções a partir desses dados”
– Thais Emy Ushikusa, médica e gerente de obesidade da Novo Nordisk no Brasil.
Desafios e Barreiras no Diagnóstico de Sobrepeso e Obesidade
O estudo revelou que a maioria das pessoas com sobrepeso (67%) e obesidade (82%) deseja emagrecer, mas a motivação para alcançar esses objetivos pode ser afetada por fatores externos, bem como estigmatização e falta de diagnóstico adequado.
Por analogia, apenas 11% dos entrevistados receberam um diagnóstico formal sobre suas condições, o que pode dificultar a busca por soluções eficazes para melhorar a saúde.
Segundo Bruno Geloneze, professor e pesquisador da Universidade de Campinas (UNICAMP) e membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), a lacuna no diagnóstico formal pode estar ligada à falta de preparo dos médicos para identificar essas condições. Além disso, ele destaca que o medo de julgamento e a vergonha associada ao sobrepeso e obesidade também contribuem para essa situação.
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Calcificações na Mamografia: Benignas ou Suspeitas?
Descoberta de calcificações na Mamografia? Entenda quando são benignas, quando exigem atenção e quais os próximos passos no diagnóstico

Tratamento Inovador para Esclerose Múltipla Usa Genética; Veja!
Um estudo pioneiro se baseia na genética para formular um tratamento inovador para esclerose múltipla, e entender a resposta a medicamentos

OMS: Brasil Não Atinge Meta e Casos de Tuberculose Crescem
País registra que casos de tuberculose crescem nos últimos anos e redução da incidência da doença fica cada vez mais distante

O Apoio da Inteligência Artificial no Combate à Pandemias
Entenda a importância e necessidade dos algoritmos de inteligência artificial no combate à pandemias e controle da disseminação

Abaulamento e Hérnia pela Ressonância da Coluna: E Agora?
Visualizar abaulamentos e hérnia pela Ressonância da coluna é preocupante? Saiba quais os próximos passos após o exame!

Criança com Febre: O Que Fazer?
Veja as principais orientações para criança com febre e saiba quando agir, como cuidar em casa e quando procurar ajuda médica


