spx-clinica-spx-imagem-tratamento-promissor-para-cancer-de-cerebro-agressivo

Novo Tratamento Promissor para Câncer de Cérebro Agressivo

Após a realização de testes, um tratamento promissor para câncer de cérebro agressivo reduziu em 50% o retorno das células cancerígenas!

 

Antes de mais nada, pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos desenvolveram um tratamento que se mostrou promissor para bloquear e destruir células cancerígenas causadoras do glioblastoma, a forma mais agressiva de câncer no cérebro.

Eventualmente, os resultados do estudo foram publicados na Nature Medicine, importante periódico científico, e oferece novas esperanças para o tratamento e cura do tumor.

Atualmente, o tratamento principal para o glioblastoma é a cirurgia. Além disso, podem ser recomendadas terapias coadjuvantes, bem como radioterapia e quimioterapia, para tentar eliminar células tumorais remanescentes. No entanto, dependendo do grau do tumor e da resposta ao tratamento, a doença pode retornar, o que pode reduzir as chances de sobrevida do paciente.

Conheça o Tratamento Promissor para Câncer de Cérebro Agressivo

spx-clinica-spx-imagem-novo-tratamento-promissor-para-cancer-de-cerebro-agressivo

O novo estudo revelou, em suma, que o tratamento inovador conseguiu reduzir em 50% o retorno das células cancerígenas em duas das três condições testadas: glioblastoma em adultos, metástase de câncer de pulmão no cérebro de adultos e meduloblastoma pediátrico, usando modelos animais pré-clínicos.

Para alcançar esses resultados, os pesquisadores empregaram tecnologia de edição genética em larga escala. Em outras palavras, eles compararam os padrões genéticos do glioblastoma tanto no diagnóstico inicial quanto no retorno após o tratamento convencional.

Nesse sentido, a análise revelou que um eixo de sinalização, responsável por manter a arquitetura cerebral normal, pode ser explorado por células cancerígenas.

“No glioblastoma, acreditamos que o tumor sequestra essa via de sinalização e a usa para invadir e se infiltrar no cérebro. Se pudermos bloquear esse caminho, a esperança é que possamos bloquear a disseminação invasiva do glioblastoma e matar células tumorais que não podem ser removidas cirurgicamente”.

Como Funciona esse Tratamento Inovador?

Diante das descobertas, os pesquisadores atacaram a via de sinalização sequestrada pelas células cancerígenas utilizando várias estratégias. Uma delas envolvia um medicamento desenvolvido pelo grupo de John Lazo na Universidade da Virgínia. A outra era uma nova terapia criada com a colaboração de Kevin Henry e Martin Rossotti no Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá, que utilizava células CAR-T para atacar diretamente a via sequestrada no cérebro.

Nessa nova abordagem terapêutica, os cientistas focaram em uma proteína chamada Roundabout Guidance Receptor 1 (ROBO1), que atua como um “GPS” para direcionar certas células.

Criamos um tipo de terapia celular em que células são retiradas de um paciente, editadas e então colocadas de volta com uma nova função. Neste caso, as células CAR-T foram editadas geneticamente para terem o conhecimento e a capacidade de ir e encontrar ROBO1 em células tumorais em modelos animais”, explica o autor principal do estudo, Chirayu Chokshi.

Aplicação Futura

Acima de tudo, nas três doenças avaliadas no estudo, o tratamento aumentou o tempo de sobrevivência dos pacientes em duas vezes. Em dois dos três testes realizados, então, o tratamento conseguiu erradicar o tumor em pelo menos 50% dos camundongos.

Por último, os pesquisadores acreditam que essa abordagem também pode ser eficaz para outros tipos de câncer cerebral invasivo.

Referência: CNN Brasil.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1