Pesquisa: Por que Sentimos Dor Durante Infecções Virais?
Cientistas apontam motivos para explicar por que sentimos dor durante infecções virais, após teste com camundongos. Saiba mais!
A princípio, um estudo recente publicado na revista Brain, Behavior, and Immunity traz novas perspectivas sobre a dor causada por infecções virais e pode apontar para futuros tratamentos analgésicos.
A pesquisa, em suma, revela que ácidos nucleicos, como o DNA viral, são reconhecidos por um sensor imunológico chamado Sting, encontrado nos neurônios responsáveis pela percepção da dor. Esse reconhecimento, então, ativa um canal específico que está diretamente ligado à sensação de dor.
Por que Sentimos Dor Durante Infecções Virais?
Os cientistas analisaram camundongos infectados com HSV-1, um vírus semelhante ao Varicella-Zoster (que causa catapora e herpes-zóster). Logo, eles perceberam que a ausência do sensor imunológico Sting nos nociceptores levou a uma redução significativa da dor, sem interferir na inflamação ou na quantidade de vírus presente.
Assim, esses resultados indicam que a sinalização via Sting está diretamente ligada à sensação de dor, independente da resposta inflamatória. Essa descoberta, sobretudo, pode ser relevante para outras infecções virais, incluindo o SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), cuja interação com Sting e associação com dor foram recentemente observadas.
A dor é frequentemente um dos primeiros sinais de infecção viral, mas ainda há muitas lacunas sobre como ela é desencadeada. Em suma, as células imunológicas reconhecem os ácidos nucleicos virais, ativando receptores e sinais que levam à resposta imune. Esses receptores e sinais estão igualmente presentes nos nociceptores, responsáveis pela percepção da dor.
O Papel do Mecanismo Imunológico na Dor Viral
Da mesma forma, o pesquisador esclarece que o grupo está investigando o papel desse mecanismo na proteção contra infecções, com o objetivo de desenvolver tratamentos que aliviem a dor sem prejudicar a defesa imunológica.
“A dor sempre foi associada ao processo inflamatório, mas, na última década começou a surgir na literatura científica um novo conceito: o de que microrganismos poderiam ativá-la por meio de seus ‘produtos’. Mais recentemente surgiram evidências de que vírus poderiam ativar neurônios nociceptivos ao expressar alguns receptores, como o Sting“, explica Cunha.
Referência: BBC News Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Minha Primeira Mamografia: E Agora?
O questionamento sobre “como será minha primeira mamografia?” pode levantar dúvidas e receios nas mulheres. Vamos entender melhor sobre isso?

Eletroneuromiografia Detecta Quais Doenças?
Você já ouviu falar desse exame? A Eletroneuromiografia detecta quais doenças e quando se deve realizar? Descubra tudo!

OMS Define Novas Diretrizes para Diabetes Gestacional; Veja!
Órgão atualiza diretrizes para diabetes gestacional e reforça cuidados essenciais no pré-natal para proteger mãe e bebê

Como a Tireoide pode Conter Tumor de Próstata? Entenda!
Após pesquisas de cientistas, saiba como o bloqueio de hormônio da tireoide pode conter tumor de próstata e abrir caminho para tratamentos

Avanço: Autocoleta para Prevenção do Câncer do Colo do Útero
Após a realização de estudos, a autocoleta para prevenção do câncer do colo do útero avança como alternativa prática, segura e eficaz!

T-Score e Z-Score na Densitometria: O Que é?
Você já ouviu falar em T-Score e Z-Score na Densitometria? Entenda o que esses índices significam e por que são decisivos no diagnóstico


