- 21 de janeiro de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Como a Glicemia Descontrolada Afeta o Cérebro das Mulheres?
Estudo relata de que forma a glicemia descontrolada afeta o cérebro das mulheres e compromete as funções cerebrais. Veja!
À primeira vista, pesquisadores analisaram dados de quase 4 mil pessoas e descobriram que mulheres enfrentam um declínio cognitivo mais rápido que os homens quando a glicemia está descontrolada. O estudo foi publicado na revista Journals of Gerontology Series A.
A pesquisa, então, revelou um impacto específico nas funções executivas, que englobam habilidades como controle emocional, planejamento e execução de tarefas. Curiosamente, a perda de memória não apareceu entre os problemas cognitivos identificados.
Estudo: Glicemia Descontrolada Afeta o Cérebro das Mulheres

Os pesquisadores acompanharam 3.984 pessoas acima de 50 anos durante oito anos, incluindo 1.752 homens e 2.232 mulheres. Os dados foram obtidos a partir do Estudo ELSA (Estudo Longitudinal Inglês do Envelhecimento), uma pesquisa conduzida pela University College London (UCL), que reúne informações multidisciplinares de uma amostra representativa da população britânica.
Sobretudo, a investigação sobre a relação entre diabetes e prejuízos nas funções cognitivas foi liderada por Natália Cochar Soares, bolsista da FAPESP, com a colaboração de coautores da Universidade de São Paulo (USP).
O diabetes afeta diversos órgãos, bem como rins, olhos, músculos, nervos e o cérebro. No caso do cérebro, a inflamação crônica pode levar à atrofia, à perda de neurônios e a mudanças em regiões como o hipocampo e o córtex pré-frontal. Essas áreas, em suma, são essenciais para funções cognitivas, principalmente as funções executivas, que envolvem planejamento, controle emocional e tomada de decisões.
O Papel do Estrógeno e Seus Impactos na Menopausa
De acordo com Natália, o declínio cognitivo observado em mulheres com diabetes mal controlado está ligado à doença de pequenos vasos cerebrais. Essa relação pode explicar a aceleração do comprometimento cognitivo especificamente no grupo feminino.
“O estrógeno é um neuroprotetor conhecido, mas durante a menopausa ocorre uma redução desse hormônio nas mulheres, o que pode acarretar maior vulnerabilidade”, explica a especialista.
Ela destaca igualmente que a cognição abrange seis domínios: função executiva, linguagem, atenção, memória, habilidades perceptomotoras e cognição social. No estudo, foi eventualmente identificado declínio na cognição global e, principalmente, na função executiva, enquanto a memória permaneceu preservada.
“Há uma explicação fisiológica para isso: as estruturas cerebrais que vão ser comprometidas por conta das alterações vasculares inflamatória do diabetes são as responsáveis pela função executiva e não pela memória. O diabetes afeta áreas cerebrais mais associadas às funções executivas, como o córtex pré-frontal.”
– Natália Cochar Soares
Indicador do Controle Glicêmico no Diabetes

No estudo, os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) foram utilizados para avaliar o controle glicêmico, um indicador que reflete a quantidade de açúcar presente no sangue. Em pessoas com diabetes, considera-se que a meta glicêmica é alcançada quando os níveis de HbA1c estão entre 6,5% e 7%, caracterizando um controle adequado. Valores superiores a 7% indicam um controle insuficiente da glicemia.
Uma pesquisa anterior, conduzida pelo mesmo grupo, revelou que o controle inadequado da glicemia contribui para a redução da velocidade de caminhada em idosos.
O pesquisador Alexandre destaca que o impacto cognitivo provocado pela falta de controle glicêmico em brasileiros pode ser ainda mais acentuado do que o observado no estudo. “A média de escolaridade das pessoas idosas no Brasil é muito mais baixa que no Reino Unido e isso faz com que a reserva cognitiva , que seria um efeito protetor contra as lesões vasculares no cérebro, também seja menor“, explica.
Referência: Veja Saúde.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Quais Condições o Dermatologista pode Tratar?
Nossa pele requer atenção e cuidados constantes e, sendo assim, vamos conhecer quais condições o dermatologista pode tratar

Conheça 5 Mitos sobre Contraste em Exames de Imagem
Frequentemente questionáveis por alguns pacientes, entenda e confira alguns mitos sobre contraste em exames de imagem

Resistência ao Tratamento do Câncer de Mama: Veja os Motivos!
Devido a variações de uma proteína, um estudo buscou entender por que alguns pacientes apresentam resistência ao tratamento do câncer de mama

Cientistas Criam Minicérebros para Investigar a Depressão
Uma pesquisa de brasileiros em laboratório utiliza neurônios, células da pele e minicérebros para investigar a depressão

Até 40%: Vacina da Gripe e Covid Reduz Risco de AVC e Infarto
Em estudo envolvendo mais de 2 mil pacientes, comprovou-se a importância da vacina da gripe e Covid-19 na prevenção de doenças

Estudo: Poluição do Ar pode Causar Demência?
Após pesquisa com mais de 30 milhões de pessoas, observou-se qeu a poluição do ar pode causar demência através de partículas poluentes. Veja!

