Vacinas podem Evitar Problemas Auditivos em Crianças; Veja!
Segundo pesquisas, a vacinação é capaz de evitar problemas auditivos em crianças e adolescentes. Saiba mais!
Em primeiro lugar, a vacinação assume um papel fundamental na prevenção de problemas auditivos em crianças e adolescentes. Isso de acordo com uma ampla revisão de pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, publicada em março na revista Communications Medicine.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 60% dos casos de perda auditiva infantil poderiam ser evitados por meio de estratégias de saúde pública, incluindo o controle de doenças inflamatórias e a vacinação sistemática.
Como é Possível Evitar Problemas Auditivos em Crianças?

Os pesquisadores canadenses, a princípio, destacam que o impacto da vacinação na prevenção da perda auditiva infantil pode ser muito maior do que se imagina atualmente. Logo, eles revisaram estudos científicos que analisaram os efeitos da imunização em crianças e adolescentes, levando em conta tanto vacinas já disponíveis quanto aquelas em desenvolvimento.
A revisão, então, incluiu pesquisas realizadas nos últimos 40 anos sobre vacinas contra 26 microrganismos com potencial de causar surdez. Entre eles estão o Morbillivirus, responsável pelo sarampo; o Rubivirus, que provoca a rubéola; e bactérias bem como Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e a agente da meningite.
Apesar dos achados, os autores alertam que ainda faltam dados detalhados sobre a relação direta entre vacinação e prevenção da perda auditiva, principalmente em países de baixa renda. A maior parte das pesquisas foi realizada em nações de alta renda, como Suécia, Finlândia, Estados Unidos e Japão.
“Já sabemos há muito tempo que diversas doenças infecciosas são responsáveis por déficit auditivo nas crianças, especialmente a meningite e a rubéola congênita. Mas muitas outras doenças que são preveníveis por vacinas também podem ter esse efeito, como a caxumba.”
– Alfredo Gilio, infectologista do Hospital Albert Einstein
O Quanto esse Problema Afeta a População?
Globalmente, aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas apresentam algum grau de perda auditiva, representando cerca de 20% da população. Entre crianças e adolescentes com até 15 anos, por sua vez, 70 milhões enfrentam esse desafio, muitas vezes sem o devido acompanhamento.
Similarmente, entre 1990 e 2016, a perda auditiva foi a segunda causa mais prevalente de deficiência em menores de 5 anos. Nesse período da vida, a condição pode afetar significativamente o desenvolvimento cognitivo, a fala, a socialização e a alfabetização, reforçando a importância da prevenção e do cuidado desde cedo.
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Pesquisadores Criam Tomógrafo de Mama por Ultrassom; Veja!
Conheça a nova tecnologia de Tomógrafo de mama por Ultrassom, desenvolvida por pesquisadores brasileiros a fim de aprimorar o diagnóstico

Alerta: 60% dos Diagnósticos de Câncer Colorretal são Tardios
Fique por dentro dos dados de uma pesquisa sobre diagnósticos de câncer colorretal e por que a descoberta de forma tardia preocupa

Brasil Controla HIV de Mãe para Filho; Saiba Mais!
País avança no combate ao HIV de mãe para filho, reduz óbitos por aids e elimina a transmissão vertical como problema de saúde pública

Até 94,5% de Precisão: IA Detecta Câncer de Pele Agressivo
Entenda como uma IA detecta câncer de pele agressivo com precisão praticamente certeira, e como isso é capaz de transformar diagnósticos

Como Surge o Lúpus? Causa pode Ser Vírus da Infância; Veja!
Você já se perguntou como surge o lúpus? Estudos indicam que vírus da infância pode estar ligado ao desenvolvimento da doença!

Molécula Auxilia na Regeneração de Nervos Após Lesão
Regeneração de nervos após lesão avança com descoberta de molécula que conecta sistema nervoso e imunológico e acelera a recuperação neural!

