OMS Define Novas Diretrizes para Diabetes Gestacional; Veja!
Em primeiro lugar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas diretrizes para diabetes gestacional, estabelecendo recomendações inéditas para o manejo da condição durante a gravidez.
O documento, acima de tudo, orienta estratégias de tratamento e reforça cuidados essenciais para reduzir riscos maternos e fetais, com foco em segurança clínica e melhores desfechos.
Conheça as Novas Diretrizes para Diabetes Gestacional
As medidas de prevenção do diabetes gestacional, em suma, se iniciam ainda na fase pré-concepcional e mantêm ao longo de toda a gravidez. Entre a 24ª e a 28ª semana, deve-se realizar igualmente o Teste de Tolerância Oral à Glicose em todas as gestantes sem diagnóstico prévio de diabetes.
Além disso, intervenções não farmacológicas são indicadas. A alimentação equilibrada é prioridade, e, da mesma forma, recomenda-se a prática de exercícios físicos adequada à gestação. Cabe ressaltar, desde que liberada pelo obstetra e acompanhada por especialista habilitado.
O diabetes gestacional surge, principalmente, pelo aumento da resistência à insulina. Hormônios produzidos pela placenta reduzem a ação desse hormônio e, em algumas mulheres, o pâncreas não consegue compensar com maior produção, o que leva à elevação da glicose no sangue.
Fatores de Risco e Alerta para a Condição
Sob o mesmo ponto de vista, alguns dos fatores que aumentam o risco de diabetes gestacional incluem por exemplo:
- Obesidade antes da gravidez;
- Ganho de peso excessivo durante a gestação;
- Idade materna mais avançada;
- Histórico familiar de diabetes;
- Episódios anteriores de diabetes gestacional;
- Síndrome dos ovários policísticos (SOP).
Nesse sentido, desde já, com o avanço da obesidade e do diabetes tipo 2 na população, cresce também o número de gestantes com diabetes prévio ou que desenvolvem hiperglicemia ao longo da gravidez.
Por Que o Acompanhamento Obstétrico é Essencial?
O acompanhamento com especialistas em ginecologia e obstetrícia é decisivo para identificar precocemente alterações glicêmicas. Assim, com avaliações regulares, o obstetra ajusta condutas, solicita exames no momento certo e orienta mudanças de hábitos que ajudam a manter o controle metabólico.
Além disso, o especialista atua de forma integrada com outros especialista, bem como endocrinologistas, quando necessário. O resultado, enfim, é uma jornada gestacional mais previsível, com foco em prevenção, bem-estar e desfechos positivos para mãe e bebê.
Referência: Portal Medicina S/A.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

OMS Define Novas Diretrizes para Diabetes Gestacional; Veja!
Órgão atualiza diretrizes para diabetes gestacional e reforça cuidados essenciais no pré-natal para proteger mãe e bebê

Como a Tireoide pode Conter Tumor de Próstata? Entenda!
Após pesquisas de cientistas, saiba como o bloqueio de hormônio da tireoide pode conter tumor de próstata e abrir caminho para tratamentos

Avanço: Autocoleta para Prevenção do Câncer do Colo do Útero
Após a realização de estudos, a autocoleta para prevenção do câncer do colo do útero avança como alternativa prática, segura e eficaz!

Pesquisadores Criam Tomógrafo de Mama por Ultrassom; Veja!
Conheça a nova tecnologia de Tomógrafo de mama por Ultrassom, desenvolvida por pesquisadores brasileiros a fim de aprimorar o diagnóstico

Alerta: 60% dos Diagnósticos de Câncer Colorretal são Tardios
Fique por dentro dos dados de uma pesquisa sobre diagnósticos de câncer colorretal e por que a descoberta de forma tardia preocupa

Brasil Controla HIV de Mãe para Filho; Saiba Mais!
País avança no combate ao HIV de mãe para filho, reduz óbitos por aids e elimina a transmissão vertical como problema de saúde pública


