- 17 de dezembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX Cérebro, SPX, Explica
Bebida pode Reduzir o Córtex Cerebral, Aponta Pesquisa
Estudos comprovam que o excesso de bebida pode reduzir o córtex cerebral, fazendo com que o órgão demore sete meses para se recuperar
Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, realizaram um estudo recente que, a princípio, utilizou Ressonância Magnética (RM) para medir a espessura do córtex cerebral após episódios de consumo excessivo de álcool.
Os resultados, então, revelaram que o córtex, cuja espessura normalmente varia entre dois e quatro milímetros, torna-se mais fino após uma bebedeira.
Surpreendentemente, o cérebro leva cerca de sete meses para que o córtex retorne à sua espessura original. Em outras palavras, isso indica um longo processo de recuperação após o consumo exagerado de álcool.
Como a Bebida pode Reduzir o Córtex Cerebral?
O córtex cerebral definitivamente sofre um impacto devido ao consumo de álcool em excesso. Acima de tudo, essa região é responsável por funções cognitivas essenciais, como tomada de decisões, controle de impulsos e regulação emocional, por exemplo.
Um efeito comum, nesse sentido, é a redução na capacidade de tomar decisões racionais, acompanhada por um aumento na impulsividade. Isso ocorre porque o álcool interfere na comunicação entre as células nervosas, alterando o equilíbrio dos neurotransmissores que regulam essas funções.
Os efeitos, sobretudo, variam de acordo com fatores individuais, como quantidade e frequência do consumo, idade e estado geral de saúde, tornando cada caso único.
Impacto na Região do Hipocampo
O hipocampo é uma região cerebral essencial para o aprendizado e a memória, importante na formação, armazenamento e recuperação de informações. O consumo excessivo de álcool pode igualmente prejudicar o funcionamento dessa área, comprometendo essas capacidades cognitivas.
O álcool o afeta de várias formas, como ao interferir na comunicação entre os neurônios, danificar células cerebrais e reduzir tanto o volume quanto a atividade funcional da região. Esses impactos, assim, podem resultar em dificuldades para formar novas memórias, lembrar informações recentes e até recuperar memórias antigas.
Pesquisas indicam, do mesmo modo, que o consumo crônico e abusivo de álcool está ligado à redução no tamanho do hipocampo e em sua eficiência cognitiva. Isso pode causar problemas no aprendizado, menor capacidade de concentração e dificuldades de memória a longo prazo, ressaltando os riscos associados ao uso excessivo de álcool.
Referência: Jornal USP e Clínica Minas Gerais.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias
Entenda os Riscos de Ficar Sentado por Muito Tempo
Você já parou para pensar sobre os riscos de ficar sentado por muito tempo? Saiba que até seu coração pode estar em perigo!
Alerta: Casos de AVC em Jovens no Brasil Crescem 18%
Relatório de revista científica aponta um aumento preocupante de casos de AVC em jovens no Brasil; número chega a quase 15% no mundo todo
Como a Glicemia Descontrolada Afeta o Cérebro das Mulheres?
Estudo relata de que forma a glicemia descontrolada afeta o cérebro das mulheres e compromete as funções cerebrais
Estudo Inédito: 1 em Cada 30 Crianças Brasileiras Tem Autismo
Crianças brasileiras tem autismo com alguma frequência, segundo pesquisa realizada no Rio Grande do Sul (RS)
Como a Locação de Equipamentos pode Otimizar Seus Serviços?
Entenda quais os benefícios e de que forma a locação de equipamentos pode otimizar seus serviços e a clínica como um todo!
Quais as Causas da Osteomielite? Veja Tudo Sobre essa Condição
Você já ouviu falar sobre essa condição? Entenda quais as causas da osteomielite e saiba como se prevenir desse problema