Santana de Paraíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Serviços >> 11 99573-8049

Santana de Paraíba
11 | 97547-2578

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 99234-6918

A consulta ao cardiologista, que é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do coração, devem ser feitas sempre surgem sintomas como dor no peito ou cansaço constante, por exemplo, já que são sinais que podem indicar alterações no coração.

Geralmente, quando a pessoa tem alguma doença cardíaca diagnosticada, como insuficiência cardíaca, por exemplo, é recomendado que vá ao médico a cada 6 meses ou conforme orientação, para que sejam feitos exames e o tratamento ajustado, caso haja necessidade.

É importante que os homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 50 que não apresentam história de problemas no coração façam consultas anuais ao cardiologista. No entanto, no caso de história de problemas cardíacos na família, homens e mulheres a partir dos 30 e 40 anos, respectivamente, devem ir ao cardiologista periodicamente.

Ter fatores de risco significa ter maior chance de ter problemas de coração e, alguns dos fatores incluem ter peso em excesso, ser fumante, ser sedentário ou ter o colesterol elevado e, quanto mais fatores tiver maior é o risco.

Sintomas de problemas no coração

É importante ficar atento aos sintomas que possam indicar problemas no coração, devendo ir ao cardiologista assim que surgirem. Caso desconfie de problemas no coração, faça o seguinte teste de sintomas:

1. Falta de ar no repouso ou no esforço

2. Dor no peito

3. Tosse seca e persistente

4. Cor azulada nas pontas dos dedos

5. Tonturas ou desmaios

6. Palpitações ou taquicardia

7. Inchaço nas pernas

8. Cansaço excessivo sem razão aparente

9. Suor frio

10. Enjoo ou perda de apetite

Caso a pessoa tenha algum destes sintomas, é recomendado que vá ao cardiologista imediatamente, pois pode indicar a presença de alguma doença do coração, devendo ser rapidamente tratada para não colocar a vida em risco.

Exames para o coração

Alguns exames que o médico pode indicar para verificar se o paciente tem alguma alteração no coração, são:

  • Ecocardiograma: trata-se de uma ecografia ao coração que permite obter imagens das diferentes estruturas do coração em movimento. Esse exame analisa o tamanho das cavidades, as válvulas cardíacas, a função do coração;
  • Eletrocardiograma: é um método rápido e simples que regista os batimentos do coração através da colocação de eletrodos metálicos sobre a pele do paciente;
  • Teste ergométrico: é um teste de esforço, que é utilizado para detectar problemas que não se veem quando a pessoa está em repouso, sendo o teste realizado com a pessoa correndo na esteira ou pedalando em uma bicicleta ergométrica em um ritmo acelerado;
  • Ressonância magnética: é um exame de imagem utilizado para se obter imagens do coração e do tórax.

Além destes exames, o cardiologista pode indicar exames mais específicos ou exames laboratoriais, como CK-MB, Troponina e mioglobina, por exemplo. Veja quais são os outros exames que avaliam o coração.

Doenças cardiovasculares comuns

Para detectar as doenças cardiovasculares mais comuns, como arritmia, insuficiência cardíaca e infarto, por exemplo, é importante ir ao cardiologista assim que surgirem os primeiros sintomas ou pelo menos 1 vez ao ano.

A arritmia é uma situação caracterizada pelo batimento irregular do coração, ou seja, o coração pode bater mais lento ou mais rápido que o normal e que pode ou não alterar o desempenho e função do coração, colocando a vida da pessoa em risco.

No caso da insuficiência cardíaca, o coração possui dificuldades para bombear corretamente o sangue para o corpo, gerando sintomas como cansaço excessivo e inchaço nas pernas ao final do dia.

O infarto, também conhecido com ataque cardíaco, que é uma das doenças cardiovasculares mais comuns, é caracterizado pela morte de células de uma parte do coração normalmente devido à falta de sangue nesse órgão.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enable Notifications    OK No thanks