Brasil Suspeita de 113 Casos Ligados a Bebidas com Metanol
Informação é passada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e liga sinal de alerta em todos os brasileiros. Conheça os riscos!
O Brasil ultrapassou a marca de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol, segundo dados divulgados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A princípio, são 113 casos suspeitos em diferentes regiões do país, conforme informou em entrevista à CNN na última sexta-feira (3). As autoridades de saúde estão em alerta e reforçam a importância de evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa, principalmente aquelas vendidas de forma irregular.
O metanol, em suma, é uma substância química altamente tóxica que, quando ingerida, pode causar danos graves ao organismo, incluindo cegueira, insuficiência renal e até morte. Sua presença irregular em destilados artesanais ou falsificados, então, representa um sério risco à saúde pública, exigindo atenção redobrada dos consumidores e ações rigorosas de fiscalização.
Quais Regiões Aparecem nos Casos Ligados a Bebidas com Metanol?
Atualmente, cinco estados brasileiros e o Distrito Federal registram casos suspeitos de intoxicação por metanol. De acordo com o Ministério da Saúde, já são 11 casos confirmados e 102 em investigação em todo o país, somando 113 notificações até o momento. A situação preocupa as autoridades sanitárias, que reforçam o alerta sobre o consumo de bebidas sem procedência garantida.
📍 Distribuição dos casos:
-
São Paulo: 101 registros (11 confirmados e 90 em investigação);
-
Pernambuco: 6 casos em análise;
-
Bahia: 2 casos suspeitos;
-
Distrito Federal: 2 casos sob investigação;
-
Paraná: 1 caso em investigação;
-
Mato Grosso do Sul: 1 caso suspeito.
Ainda conforme o Ministério, 12 mortes foram notificadas até o momento. Uma delas já foi confirmada em São Paulo, enquanto 11 seguem sob investigação, sendo oito em SP, uma em Pernambuco, uma na Bahia e uma no Mato Grosso do Sul. As equipes de vigilância continuam atuando para rastrear as origens das bebidas contaminadas e conter o avanço dos casos.
Quais os Riscos Mais Comuns da Ingestão?
O metanol, à primeira vista, é uma substância tóxica presente em produtos como combustível, solventes e líquidos de limpeza. A ingestão acidental ou intencional pode gerar efeitos graves à saúde, sendo essencial compreender os riscos envolvidos para buscar atendimento imediato:
-
Problemas visuais: Pode causar visão turva, alterações no campo visual e até cegueira permanente.
-
Alterações neurológicas: Confusão mental, tontura, convulsões e desorientação, por exemplo.
-
Comprometimento respiratório e cardíaco: Dificuldade para respirar, arritmias e queda da pressão arterial.
-
Acidose metabólica: Desequilíbrio químico no corpo que pode levar a falência de órgãos.
-
Risco de morte: Em casos graves ou sem tratamento rápido, a intoxicação por metanol pode ser fatal.
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

OMS Define Novas Diretrizes para Diabetes Gestacional; Veja!
Órgão atualiza diretrizes para diabetes gestacional e reforça cuidados essenciais no pré-natal para proteger mãe e bebê

Como a Tireoide pode Conter Tumor de Próstata? Entenda!
Após pesquisas de cientistas, saiba como o bloqueio de hormônio da tireoide pode conter tumor de próstata e abrir caminho para tratamentos

Avanço: Autocoleta para Prevenção do Câncer do Colo do Útero
Após a realização de estudos, a autocoleta para prevenção do câncer do colo do útero avança como alternativa prática, segura e eficaz!

Pesquisadores Criam Tomógrafo de Mama por Ultrassom; Veja!
Conheça a nova tecnologia de Tomógrafo de mama por Ultrassom, desenvolvida por pesquisadores brasileiros a fim de aprimorar o diagnóstico

Alerta: 60% dos Diagnósticos de Câncer Colorretal são Tardios
Fique por dentro dos dados de uma pesquisa sobre diagnósticos de câncer colorretal e por que a descoberta de forma tardia preocupa

Brasil Controla HIV de Mãe para Filho; Saiba Mais!
País avança no combate ao HIV de mãe para filho, reduz óbitos por aids e elimina a transmissão vertical como problema de saúde pública


